CREAS realiza importantes atendimentos socioassistenciais em Ituverava

O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é um órgão da Prefeitura e da Secretaria do Bem Estar e Integração Social que realiza atendimentos de assistência social para indivíduos que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências. O CREAS é relacionado à Proteção Social Especial, que no município tem como diretora a psicóloga Andréia Santarosa, e atualmente tem mais de 100 famílias em acompanhamento.

O CREAS oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como: violência física; psicológica e sexual; tráfico de pessoas; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência de orientação sexual e/ou raça/etnia; e etc.

Dentre as atividades realizadas pelo CREAS estão: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; orientação sociofamiliar; atendimento psicossocial; informação, comunicação e defesa de direitos; apoio à família na sua função protetiva; elaboração de relatórios; estimulo ao convívio familiar, grupal e social; mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; atendimento a itinerantes e moradores de rua; visita domiciliar; dentre outras.

Em decorrência da pandemia da COVID-19, nesse momento as atividades em grupos (coletivas) estão suspensas, permanecendo apenas os atendimentos individuais, que estão sendo realizados diariamente. A secretária do Bem Estar e Integração Social e primeira-dama, Fabiana Lima Araújo, falou sobre o trabalho realizado pelo CREAS.

“O CREAS de Ituverava realiza um trabalho muito importante para os indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade, como violações de direitos ou violências, trabalhando especialmente para que seja superada e resolvida a situação em que eles vivem, e assim recuperar vidas e fortalecer os laços. Por isso, quero agradecer e parabenizar o trabalho de toda equipe do CREAS”, ressalta Fabiana.

O CREAS de Ituverava está localizado à Praça 10 de Março, nº 294, próximo ao SAAE. Para mais informações, a população deve entrar em contato através do telefone (16) 3839-9123.