Acontece em Ituverava no dia 29 de maio, segunda-feira, uma palestra com Coronel Marcelo dos Santos Sançana, comandante do CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior da região de Ribeirão Preto).
O evento será realizado no salão nobre da Fundação Educacional às 19:30 horas, sendo promovido pela Loja Maçônica União Ituveravense com apoio da FE. Toda população está convidada e será solicitado um quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades beneficentes.
Segundo as instituições organizadoras, tendo em vista os altos índices de criminalidade, pequenos delitos cotidianos, um grande número de ocorrências policiais, surgiu uma ideia de “ciclo único de atuação policial”, por considerar que a PM ao atender uma ocorrência apresenta os agentes causadores, no calor dos fatos. E como o desenrolar daquele caso/flagrante vai depender de outros administradores públicos, o que inclui a Polícia Civil, um estudo feito da conta de que a PM deveria iniciar o procedimento, acompanhá-lo e assim entregar a quem de direito para apreciação e decisão.
Na oportunidade, o palestrante abordará os temas “Ciclo completo de polícia e os benefícios para a coletividade” e “Quando dos flagrantes, a atuação dos policiais, das ocorrências e o desenrolar dos fatos em benefício da sociedade”.
O palestrante é natural de Batatais e já participou de diversos cursos de formação na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele é bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, tendo curso de Formação de Oficial.
Exerceu Magistério na Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB, no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Matéria de Direto Penal.
Exerceu também Magistério nos Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizados na Região de Ribeirão Preto, considerados de nível Superior pela Lei Complementar Estadual nº 1.036/06 (art. 5º, “caput” e inciso I), nas áreas do Direito, com ênfase para as áreas Processual Penal, Penal, Legislação Penal Especial, Direitos Humanos e Direito da Infância e Juventude. Atuou nas áreas Processual Penal e Penal nos Estágios de Atualização Profissional realizados no Batalhão de Franca.
Tem pós-graduação em Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direto de Franca e pós graduação na areca Jurídica pelas Escolas LFG (Luiz Flávio Gomes). É também autor de diversos artigos jurídicos; possui produções bibliográficas de Prevenção ao uso de Drogas e participou de Comissões Julgadoras de Bancas na Academia do Barro Branco e em vários eventos como seminários e outros.
Graduou aspirante da PM em 1994, chegou a segundo tenente em 1995 e primeiro tenente em 1998. Em 2008 galgou ao posto de Capitão, em 2015 já era Major, em 2019 Tenente Coronel e desde 2022 foi promovido a Coronel.
Em sua carreira conquistou diversos prêmios e condecorações entre elas as láureas de Mérito pessoal de cinco graus, medalhas de Mérito Pessoal, medalha Brigadeiro Tobias e Medalha Luz da Pátria, além da Medalha de Valor Militar em Grau Bronze do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.
O coronel já serviu no primeiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, Décimo quinto Batalhão de Polícia Militar do Interior, Trigésimo Oitavo Batalhão PM do Interior, Comando de Policiamento de área Metropolitana, Sétimo Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Décimo Primeiro Batalhão PM Metropolitano, Décimo Terceiro Batalhão PM Metropolitano, Quadragésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, Centro de Apoio Psicossocial, Presídio Romão Gomes e atualmente Comanda o CPI-3 que abrange toda região de Ribeirão Preto.