Coordenadora de Enfermagem destaca importância da Atividade Física

“Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer”, diz Andresa Maeda da Fafram e da Santa Casa

A coordenadora do Curso de Enfermagem da FAFRAM e coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Ituverava, enfatiza que realizar atividades físicas como parte da rotina diária, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar contribuirão para a proteção contra o câncer e outras doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para começar e/ou aumentar a atividade física no dia a dia. Aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como academias podem ser opções, mas não são as únicas.

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.

Escrito por: Andreza Gomes da Silva N. Maeda, coordenadora do Curso de Enfermagem da FAFRAM e coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Ituverava.

Publicidade