ORIGEM DO TIME AMADOR DE FUTEBOL “BANDEIRANTES”

Na década de 60, a cidade de Ituverava tinha um bairro denominado “Praça das Bandeiras”, situado na região atrás da Santa Casa, ou seja, no prolongamento da Rua João Mirândola, que mais tarde se tornou a Rua Capitão Antônio Justino Falleiros.

Era um bairro alto e por isso sofria muito com a falta de água potável e existia uma estória que lá só tinha banho, quando o motorista da P.M. Sr. Coca, levava água com seu caminhão pipa.

Lá estava situado o famoso Campo dos Mecânicos, onde eram disputadas grandes partidas de futebol amador de Ituverava.

Porém, posteriormente, a área do Campo dos Mecânicos foi ocupada pela construção do Instituto de Educação “Capitão Antônio Justino Falleiros”.

Sendo assim, o Sr. Odilon Teixeira, pai do ex-vereador Genivaldo Teixeira, cedeu uma área que se tornaria o novo “Campo dos Mecânicos”, onde está situada hoje, a Praça Odilon Teixeira de Andrade, conhecida como Praça da Mãe Rainha.

Na segunda metade da década de 60, um jovem chamado Ariró Procópio dos Santos Filho e mais os jovens da praça da Bandeira construíram um campo menor para eles praticarem o futebol, sendo esse esporte, o mais popular dos brasileiros.

Este campo estava situado nas ruas Antônio Raposo com a Florindo José da Silva onde hoje está a Art Pizza e foi aí que outros jovens Luiz Carlos Machado com outros atletas fundaram em 1967, o time de Footbol Bandeirantes que viria se tornar um conhecido time de amadores de Ituverava disputando vários campeonatos com muito sucesso.

No último final de semana, no dia 15/04/23, com o falecimento do fundador do Time de futebol amador “Bandeirantes”, um dos fundadores Fernando Cesar Barbosa (Fuzetão), iniciou no ano passado, um projeto para reunir os ex-colegas do Bandeirantes, para a festa comemorativa dos 56 anos da fundação do time.

A reunião aconteceu num dos hangares do aeroporto de Ituverava, num clima de muito saudosismo e emoção, e contou com um belo churrasco regado com muito chopp gelado que teve a condução do grande mestre “Hernandes Galindo”.

MENSAGENS AOS JOVENS DE HOJE:

Nós, hoje com mais de 70 anos de vida, sabemos que muitos não conseguiram chegar até aqui, mas a maioria chegou, e damos graças de podermos praticar esportes ao longo de nossas vidas.

Aos jovens de hoje: Pratiquem esportes, mantenham uma alimentação saudável, evitem drogas e excesso de bebidas e, quando, daqui a 50 ou 60 anos, que venham aqui contar suas belas histórias. Luiz Carlos Rodrigues “Busa”.

Publicidade