Aconteceu no sábado, dia 15 de abril, o primeiro encontro de ex-jogadores do Esporte Clube Bandeirantes, uma equipe amadora que surgiu nos anos 60 e disputou com brilhantismo os campeonatos na cidade e jogos na região.
A Confraternização de 50 anos da equipe aconteceu no hangar de um dos ex-jogadores e fundador Luiz Carlos Rodrigues “Busa” no Aeroporto de Ituverava, onde compareceram diversos jogadores, inclusive alguns que residem em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Franca e Cristais Paulista.
O Bandeirantes tinha sua sede de jogos no antigo campo dos mecânicos, onde está a Praça Odilon Teixeira de Andrade (Mãe Rainha) e ali jogava partidas contra os times da Vila São Jorge, Paulistano (Largo do Rosário), São Francisco, Portuguesinha, Estação e outros dos demais bairros na cidade.
O time também viajava para enfrentar times de fazendas, sempre de caminhão e foi mantido até 1974, sob o comando de saudoso Luiz Carlos Machado, que foi um dos fundadores da equipe ao lado de Luiz Carlos Rodrigues “Busa” e Fernando Cesar Barbosa.
Para o evento, foi confeccionado um uniforme semelhante ao original, que foi o primeiro time amador de Ituverava que teve seu símbolo bordado nas camisas, o que somente se via no time da Associação Atlética Ituveravense que mantinha equipe profissional do futebol na época.
O ex-jogador Paulo Augusto Chereghini ainda tinha a camisa original que foi autografada por todas e ficará exposta no local da festa.
“Há tempos encontrávamos e falávamos em fazer esta confraternização, agora através do whatsapp criamos o Grupo Bandeirantes e um foi indicando o outro, facilitando para conseguirmos localizar os amigos e combinar uma data que fosse melhor para maioria”, lembra Fernando.
“O evento foi maravilhoso! Foi uma tarde muito agradável com muitas recordações de nossa amizade que perdura até hoje, quando estamos a grande maioria com mais de 70 anos”, completou.
Além da camiseta foi feito um copo personalizado e a empresa Busa presenteou todos com lindos bonés. Segundo o organizador, a aceitação foi muito boa, e já pensam em fazer um segundo encontro ainda este ano.
“Com certeza teremos mais encontros”, ressalta. A festa contou com churrasco, chope e música ao vivo. Fernando aproveitou para homenagear os amigos Shimizu “Bôia”, Luiz Garnica e Nicolino que não puderam comparecer por motivos de saúde e ao eterno Luiz Carlos Machado, percussor, incentivador e diretor do Esporte Clube Bandeirantes que foi representado pelo filho Luiz Pitta Machado.