Aconteceu na noite da Sexta-feira Santa, dia sete de abril, que antecedeu a Páscoa deste ano, a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, realizada pela Paróquia São João Batista, dirigida e interpretada pelos fiéis voluntários de Ituverava.
Mais uma vez o público que compareceu se emocionou diante da desenvoltura dos atores e a história de Jesus de Nazaré.
De acordo com diretor da peça Cássio Gonçalves Teixeira Domiciano, a realização da encenação é motivada pela ocasião das celebrações que levam a meditar sobre a Caminhada de Jesus rumo ao Calvário, desde o Domingo de Ramos.
“Nossas expectativas sobre a realização da encenação era a de poder trazer as pessoas que estavam vivendo a Semana Santa para dentro de cada cena onde Jesus experimenta (sofre) sua paixão, sua entrega por amor”, explica.
Para ele, a equipe atingiu com êxito todos os projetos para esta encenação, onde mesmo com mudanças, como usar áreas da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e transmitir a filmagem através dos telões permitiram cenas muito belas. Outra mudança foi o trajeto da Via Sacra, que neste ano fizeram toda parada.
“A intenção foi de aproximar Jesus dos espectadores sem perderem nenhum de seus passos até a Cruz. As pessoas presentes tinham os olhos fixos em tudo que se passou durante a encenação, e pudemos perceber durante as cenas a interação e as expressões delas”, descreve Cássio.
Ele ressalta que muitos foram os que queriam adentrar as cenas e fazer algo por Jesus, outros choraram o sofrimento dele e tantos outros relataram ainda que fizeram um encontro interior com Jesus ao vê-lo passar diante dos seus olhos.
“Momento marcante e forte também foi a Oração conduzida pelo nosso Vigário Padre Eduardo José que inseriu a todos no mistério da Cruz de Cristo, quando na Oração Jesus estava aos pés da Cruz morto e no aparo de sua mãe Maria Santíssima”, afirma.
A Encenação vive nos seus atores (Fiéis das Paróquias São João Batista e Nossa Senhora do Carmo) a experiência de mostrar o Amor de Jesus ao nosso povo e ao mundo. A Encenação deste ano contou com a participação de 80 fiéis de ambas as Paróquias de Ituverava.
“A participação voluntária de cada pessoa vem com um desejo de servir, e daí podemos entender e fazer a análise de que na vida dessas pessoas o Espírito Santo criou com seu poder cada personagem e papel”, reconhece o diretor.
“Cada papel foi vivido com intensidade e dedicação, desde as falas, vestimentas e os comportamentos de cada um”, completa.
Para chegar ao dia da apresentação contudo, foram realizados 14 ensaios desde o início da Quaresma fazendo montagem das cenas as quartas-feiras e aos domingos com áudios das trilhas sonoras, músicas de cada cena e narração.
“Quando falamos de servir a Deus em qualquer serviço da igreja e nos doamos, já temos aí a chave do sucesso que terá o feito ou o evento”, descreve.
“Na encenação a doação e dedicação das pessoas são sempre muito expressivas. Com horários sempre tarde da noite para ensaios, todos estavam ali dispostos a fazer tudo até que as cenas ficassem perfeitas”, observa Cássio.
Para ele, a cada ano um aprendizado. “Quando penso que posso participar de alguma forma da encenação eu me disponho e peço a Deus a força no Espírito Santo”, salienta.
“Mas sempre gosto de pensar no que a Igreja nos ensina. Que ela é o Corpo Cristo e ele Jesus é a Cabeça. Dessa forma e sendo parte dos membros da igreja junto-me com os tantos outros irmãos que querem encenar e partimos para acertar o objetivo que é levar Jesus as pessoas neste dia Santo”, explica.
“Eu, assim como todos que fazem desta encenação, temos a enorme satisfação de fé em realizar a Encenação da Paixão de Cristo”, completa o diretor. A bancária Márcia Tibúrcio falou sobre a emoção de interpretar Maria Mãe de Jesus durante a encenação.
“Fazer o papel de Maria me faz pensar na fé e na resiliência dela diante de tão grande sofrimento. Maria sabia de tudo e mesmo assim assumiu sua missão de mãe do Salvador. É uma lição de fortaleza e coragem em Deus. E quando assume a missão de ser mãe de toda humanidade aos pés da cruz é muito forte”, destaca a atriz voluntária.
“Muito emocionante encenar pela 4ª vez o personagem Jesus Cristo, que foi o maior homem da história da humanidade, e que deu sua vida por Amor a todos nós. Cada encenação é uma experiência nova na minha vida. Tenho certeza que a Encenação tocou o coração de muitas pessoas. Parabenizo toda equipe pelo empenho e dedicação de cada um. Estou muito grato e honrado por fazer parte deste trabalho de Evangelização”, declarou Fernando Pita, que atuou no papel de Jesus Cristo.
