Guará teve 2° Caminhada de Conscientização do Autismo

Aconteceu no dia primeiro de abril, na cidade de Guará, a Segunda Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento teve início às 8:30, com saída em frente à Caixa Econômica Federal da cidade.

Conforme explicou uma das organizadoras, engenheira Lidiane Moura, esse movimento começou em 2022, as vésperas de dois de abril, quando celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

“Eu, minha irmã Cristiane Moura, minha prima Vilma Macri e meu amigo Diego Souza temos em comum sobrinhos autistas e trocando informações sobre quando nossas famílias tiveram os diagnósticos e como têm sido os desafios do dia-a-dia, decidimos unir forças e lutar por essa causa, não pensando apenas nos nossos sobrinhos, mas em todas as crianças e adolescentes da cidade”, explicou.

“Notamos que quando começamos a falar mais sobre o tema, soubemos de vários casos na cidade com diagnóstico fechado, outros com diagnóstico em andamento e muitos casos em que as famílias por falta de conhecimento, da não aceitação e por falta de recursos em si, ainda não procuraram ajuda e/ou acompanhamento de profissionais”, salienta.

“Decidimos na ocasião e de última hora, fazer a 1° Caminha da Conscientização do Autismo. Por ter sido a primeira, e pelo fato de o assunto ser “novidade” por aqui, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal, do Projeto Social Correr Começando do Zero, dos amigos e familiares. Deu super certo, a quantidade de participantes nos surpreendeu. Teve uma ótima repercussão depois”, comentou Lidiane.

“De lá para cá temos conversado bastante com alguns vereadores e pessoas influente na gestão pública do município, justamente para nos ajudar a trazer mais informação, projetos para incluir e promover o acompanhamento médico, terapêutico e pedagógico, e principalmente adequar as leis municipais para que as crianças e adolescentes possam gozar dos seus direitos, serem respeitadas e inclusas de verdade na sociedade”, informou a organizadora.

Publicidade