Combate à Dengue segue em Ituverava

Com o aumento de casos de Dengue em todo o Brasil, a Secretaria da Saúde e a Vigilância Sanitária seguem reforçando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O mosquito é transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.

Para conter a proliferação do Aedes, nesse último mês, a Prefeitura realizou a 1° etapa do Fumacê, atividades de conscientização em escolas, e também a visita casa a casa, onde o Agente de Endemias avalia os focos do mosquito e orienta os moradores.

Nessa semana, os Agentes continuaram visitando as casas de Ituverava, atuando nessa semana no bairro Guanabara, e também em pontos estratégicos do município.

A Vigilância Sanitária ainda informa que novas datas para o fumacê serão divulgadas em breve. A população também pode contribuir com o combate ao Aedes aegypti.

Entre as medidas que devem ser seguidas pela população estão: cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas, vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água, colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água, não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles, usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso, limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado, esvaziar garrafas, latas e baldes e guarda-los em local coberto, guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo, e guarda-las em local coberto, lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais, lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda, evitar plantas como as bromélias, que acumulam água, entre outras ações.

Em casos de suspeita de Dengue, a orientação é para que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro.

“O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Por isso, contamos com a colaboração da população, para que todos continuem eliminando os focos do mosquito de suas residências. Aproveito essa oportunidade e agradeço a todos os profissionais da Secretaria da Saúde e da Vigilância Sanitária, que diariamente estão contribuindo com essa causa”, afirma a secretária da Saúde, Raquel Rezende.

Publicidade