Curso de Enfermagem da Fafram tem palestra sobre Autoestima, Autocuidado e Empoderamento Feminino

Com o passar dos anos, a promoção e prevenção da saúde vêm se destacando, trazendo consigo reflexões importantes sobre o viver saudável.

Para estimular a promoção e prevenção da saúde e com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidarem de si e de sua saúde, o curso de Enfermagem da Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda) promoveu uma palestra sobre Autoestima, Autocuidado e Empoderamento com o objetivo de oferecer orientações sobre a importância da temática na vida das mulheres, ministrada pela professora, Samantha Cruz, e pela palestrante, Daniela Urias.

“Assim, a autoestima feminina se relaciona à ideia que criamos de nós mesmos e com o quanto nos respeitamos enquanto mulheres. A autoestima feminina é um conjunto de sentimentos e pensamentos sobre o próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa em relação a si mesma”, informou a professora do curso universitário, Samantha Cruz.

Ela ressalta que “a autoestima feminina está relacionada com a forma como nós nos valorizamos, com o nosso bem-estar e como nós nos percebemos no mundo enquanto mulheres”. “Também podemos dizer que afeta a nossa confiança, nosso relacionamento pessoal e interpessoal”, completa.

Para a docente, “a baixa autoestima nas mulheres muitas vezes está associada á ocorrência de sintomas depressivos e ansiosos, insatisfação com a própria vida e até mesmo sensação de não pertencimento”.

“Ou seja, essas mulheres ficam mais vulneráveis aos acontecimentos adversos do cotidiano, já que não acreditam no seu potencial de enfrentamento”, esclarece.

Segundo a professora e enfermeira, “é aí que precisamos trabalhar o autocuidado com as mulheres”.

“O autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada mulher exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada uma e cada mulher deve buscar maneiras próprias de se cuidar”, informa Samantha.

“Então, praticando o autocuidado conseguimos alcançar uma melhor autoestima e, enfim, empoderarmos. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças”, lembra.

O empoderamento feminino é conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos.

A ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos. Busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher.

Publicidade