Através do empenho da Prefeitura de Ituverava, Secretaria da Educação, e todos os gestores, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, Ituverava conseguiu um importante avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado realizado pelo MEC e pelo INEP para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas de todo o país.
O índice é realizado nas escolas de Ensino Fundamental e é dividido em Anos Iniciais (1° ao 4° ano) e Anos Finais (5° ao 9° ano).
Com a divulgação dos resultados de 2021, Ituverava recebeu nota 5.9 em relação aos Anos Iniciais, resultado maior que a média nacional (5.8) e 5.1 em relação aos Anos Finais, resultado igual a média nacional (5.1).
Os dados apresentaram um aumento significativo em relação aos dados de 2019, quando Ituverava teve a pior avaliação de ensino fundamental do estado de São Paulo.
Em 2019, a nota de Ituverava nos Anos Iniciais foi 4.9, em 2021 Ituverava recebeu 5.9, ou seja, um aumento de 20,41%. Já nos Anos Finais, em 2019 Ituverava apresentou a nota 3,8% e, em 2021, a nota recebida foi 5,1%, ou sejam um aumento de 34,21%.
Esse resultado explica o avanço de Ituverava em 216 posições no ranking do Estado de São Paulo do IDEB, passando de 645° (último lugar) em 2019 para 429° em 2021.
O prefeito, Luiz Araújo, ressaltou a importância dessa conquista.
‘Logo que assumimos a administração municipal em 2021, nós iniciamos o nosso trabalho de reerguer a Educação de Ituverava para que a população tivesse um ensino de alta qualidade. Realizamos diversos investimentos e projetos, e estamos colhendo bons resultados”, comentou o prefeito.
“Agradeço a cada profissional da Secretaria da Educação, e a todos os gestores, professores e funcionários das escolas e creches de Ituverava que diariamente nos ajudam nessa luta. Parabéns a todos por esse resultado”, declarou Luiz Araújo.