Sessão tem projetos, moções e indicações

Aconteceu na noite de terça-feira, dia 07 de março, mais uma sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ituverava. Na oportunidade foram aprovados projetos de leis, moções e requerimentos e tramitaram diversas indicações apresentadas pelos vereadores.

Projetos

Entre os projetos aprovados, de autoria de todos os vereadores fixa os feriados religiosos no município de Ituverava, sendo: Paixão de Cristo, Corpus Christi, NOSSA Senhora do Carmo (16 de julho) e São João Ogilvie e Aniversário de Emancipação Administrativa do município (10 de março).

Também foi aprovado projeto de autoria do vereador Adauto Barbosa de Matos que dispõe sobre a possibilidade de agendamento de consultas médicas, via telefone, para pacientes idosos, portadores de deficiência e gestantes nas unidades de saúde do município de Ituverava.

Outras duas propostas de autoria do Poder Executivo relativas à política de Atendimento dos direitos das Crianças e Adolescentes e sobre a criação do Conselho Municipal de Educação revogando leis anteriores sobre o órgão. Todos os projetos aprovados por unanimidade.

Aplausos

Foram aprovadas também duas moções de congratulações e aplausos. De autoria do vereador Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabirú”, para organização do evento Festival do Chopp pela Loja Maçônica 16 de julho e, de autoria da vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte ao NAMI (Núcleo de Apoio à Mulher Ituveravense) que completou um ano de atividades.

Repúdio

Os vereadores votaram e aprovaram ainda duas moções de repúdio. De autoria da vereadora Andréa Yamada pela morte da médica Yammy Brena Alencar Araújo, vereadora em Joazeiro do Norte e, de autoria do vereador Marcos Advíncula Joazeiro “Markim do Sindicato” ao pronunciamento do vereador Sandro Fatinel de Caxias do Sul por falas racistas contra trabalhadores da Bahia vítimas de exploração e trabalho escravo no Rio Grande do Sul.

Indicações

Durante a sessão ordinária também tramitaram indicações de autorias dos vereadores, que são sugestões e reivindicações apresentadas pelos membros do Legislativo Municipal ao Chefe do Executivo, que pode cumpri-las conforme as prioridades e disponibilidades de recursos. Confira as indicações apresentadas pelos vereadores em ordem alfabética:

Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário (PTB): indicando a execução de serviços de tapa buracos e reconstrução de canaleta na Rua Rotary esquina com a Rua Capitão Florindo José da Silva.

Antônio Carlos Barbosa da Silveira “Mandioca” (Cidadania): solicitando equiparação salarial dos professores de Educação Básica e PEB I com PEB II e equiparação com piso nacional da categoria; instalação de placas de sinalização com nomes de ruas, limite de velocidade e de preferência no distrito de Aparecida do Salto; instalação de redutores de velocidade na vicinal de Ipuã à Aparecida do Salto nos cem metros próximos ao distrito; recapeamento na rua Carlos Godói, no Alto da Estação; recapeamento ou tapa-buracos nas ruas Vereador Valdir Barbosa de Oliveira, no bairro Cohab, Joaquim Pereira e José Francisco Leite na Vila Industrial e na Avenida Perimetral na Vila São Jorge.

Edimilson Pereira Vaz “Miro” (Progressistas): Limpeza e manutenção e construção de uma capela e um “velário” (espaço para queimar velas) no Cemitério Bom Pastor; operação tapa-buracos na Rua Luiz Aró; manutenção do telhado, pintura de muros, cortinas para salas de aulas e TV para Creche Leda Dias Campos, no bairro no calçamento dos paralelepípedos que estão desalinhados nos cruzamentos das ruas Coronel Dionísio Barbosa Sandoval e Dr. Getúlio Vargas.

Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabirú” (Cidadania): solicitando construção de lombadas na Avenida Doutor Paulo Borges de Oliveira; lombada e sinalização de solo em frente á ETEC Professor José Ignácio Azevedo Filho e em frente ao Colégio Objetivo; instalação de um radar e duas lombadas na Rua Nestlé, no trecho entre o Rio do Carmo e Ginásio Municipal de Esportes; lombada na Rua Dr. Ademar de Barros no trecho próximo aos estabelecimentos Clesinho Frango Assado e Armazém das Rações, no Centro.

Publicidade