Proposta de vereadora insere Ituverava em programa

Proposta da vereadora Paula Yanosteac insere Ituverava em um programa nacional de eficiência energética com o renome e a expertise do Grupo CPFL.

O programa é regido pela legislação federal, que dispõe sobre empresas concessionárias e outras; deliberando sobre a realização de investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor de energia elétrica.

Sendo assim, o grupo CPFL realiza, anualmente, chamadas públicas com o objetivo de divulgar, a quem possa interessar, a abertura de processo para implantação do programa de eficiência energética. Todo processo decisório, passa por rigoroso critério até culminar na implantação de projetos elétricos, voltados para vários segmentos, entre eles, poder público, setor beneficiado em nosso município.

Após cumprir etapas de seleção e atendendo pré requisitos, o recurso financeiro é disponibilizado pela empresa e contempla cada classe de clientes no seu segmento de mercado.

“Conheci o programa de eficiência energética através de um integrante do grupo Ituverava Para Todos, que me apresentou um projeto em funcionamento, expôs suas vantagens e possibilidades de execução, coordenando ainda, via online, uma reunião com engenheiros credenciados pelo programa. Na ocasião, estava presente, a meu convite, o prefeito Luiz Araújo, que atuou de forma participativa”, reconhece a vereadora, Paula Yanosteac.

‘Após apreciar a magnitude do projeto e entender a imensa contribuição que poderia trazer para nosso município, apresentei, formalmente, proposta ao executivo que prontamente viabilizou a solicitação de chamamento público’, explica a vereadora.

“O projeto é muito amplo, em alcance e abrangência de setores, promove desde ações educacionais à substituição de equipamentos ineficientes, sempre visando o combate ao desperdício de energia elétrica. E em Ituverava será destinado a iluminação de praças e espaços públicos, conferindo economia significativa monetária”, enfatiza Paula.

‘Todo o processo resulta em ganhos expressivos, muito além de considerável economia de energia elétrica. No entanto, um dos grandes ganhos a ser destacado, a meu ver, é a consonância entre a participação ativa e cidadã do grupo ITUVERAVA PARA TODOS e a gestão aberta e inclusiva do poder executivo. A ação conjunta frutificou em um grandioso projeto indicado por cidadãos ituveravenses, proposto por mim e liderado em parceria com a prefeitura.

E enfatizo, com gesto de reconhecimento e congratulação, a conduta do prefeito Luiz Araújo, que de forma comprometida e decisiva garantiu que todos os trâmites se cumprissem dentro de prazos e especificações exigidas”, completa Paula Yanosteac.

“Esse diálogo, entre sociedade participativa e poder público comprometido com o bem comum, cria vínculos de confiança e parcerias sólidas. É responsabilidade social com competência, mostrando que toda ação eficaz de integração, entre sociedade civil e poder público, implica em credibilidade”, acrescenta a vereadora.

“Muito me orgulha promover, ao lado do grupo ITUVERAVA PARA TODOS e do prefeito Luiz Araújo, a política que Ituverava mercê, coordenando com diferentes setores para construir e elevar nosso município”, declara Paula.

‘Como vereadora, tenho a satisfação de cumprir de forma plena meu compromisso em promover ações que priorizam o bem estar geral da comunidade. Nesta proposta, o meu papel foi colocar o interesse de nossa cidade a frente, inserindo Ituverava no rol de cidades que valoriza e pratica consciência ambiental em parceria com uma reconhecida empresa que já investiu mais de 520 milhões nos últimos 5 anos em projetos de eficiência energética”, descreve.

“Quanto ao investimento a ser destinado para Ituverava vale esclarecer e reiterar fortemente que, todo recurso será destinado através do grupo CPFL e não será imputado ao município nenhum custo, nem tampouco haverá verba ou financiamento por parte de partido ou representante político eleito em qualquer esfera pública”, lembra Paula.

“Um município não se desenvolve exclusivamente através da máquina gestora, pelo contrário, é imprescindível que se uma boa vontade política e maciça integração da sociedade”, afirma a vereadora.

“Verbas financiam obras, mas é o capital humano que perpetua o desenvolvimento urbano e social e o Projeto de Eficiência Energética em Ituverava traduz exatamente isso”, exorta Paula.

“Por fim, coroando a união de esforços, teremos dois projetos, propostos por mim, alinhados e se complementando. O PROJETO REVITALIZA, que trata da revitalização de praças e monumentos públicos de Ituverava e distritos e o Programa de Eficiência Energética, que será responsável pela iluminação de grande parte desses espaços”, adianta a vereadora.

“É a celebração de uma parceria que favorece e privilegia Ituverava”, conclui Paula.

Publicidade