Município foi contemplado com recurso de R$ 504.167,37; Serão trocadas 241 lâmpadas por 241 luminárias de LED
Ituverava foi contemplada com recurso de R$ 504.167,37, através da Chamada Pública de Projetos (CPP) realizada anualmente pela CPFL Paulista, regulamentada pelo Programa de Eficiência Energética da ANEEL, conforme Manual dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL aprovado pela REN 920/2021.
O projeto busca deixar a utilização da energia elétrica por parte do sistema de iluminação pública de Ituverava mais eficiente, através da substituição de lâmpadas e luminárias antigas que consomem mais energia por luminárias de LED, que consomem menos energia em relação às existentes.
Serão trocadas 241 lâmpadas do modelo descarga de alta pressão por 241 luminárias de LED no decorrer de um ano, conforme cronograma físico do edital. O Projeto de Eficiência Energética (PEE) irá trazer uma redução de 31,31kW de potência instalada no horário de ponta, e uma redução do consumo de energia elétrica de 145,40MWh, equivalente ao consumo de cerca de 70 residências ao longo de um ano.
Além dos benefícios energéticos, o projeto traz para Ituverava melhorias na qualidade da iluminação das praças da cidade, aumenta a sensação de segurança em pontos que são mal iluminados pelas lâmpadas atuais e reduz os custos de manutenção da Prefeitura, devido ao melhor desempenho das luminárias de LED na iluminação dos ambientes e maior tempo de vida útil.
Contribuindo para os mais de 100.000MWh por ano economizados pela área de concessão da CPFL Paulista através do Projeto Eficiência Energética, que é equivalente à 50.400 árvores cultivadas em 20 anos para a redução de carbono (CO²) da atmosfera, gerado pelas termoelétricas.
Para a sociedade, com a disseminação da ideia e de projetos de economia de energia, há uma redução no desperdício de energia elétrica, que consequentemente possibilitará a economia na realização de novos investimentos para suprir os consumos energéticos da população, contribuindo para a não elevação dos custos dos serviços de energia elétrica.
Para a conquista, contou com a colaboração do Engenheiro Eletricista Gabriel Mazete, integrante do Grupo Ituverava Para Todos.