No dia primeiro de março, o município de Ituverava deu início a mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, sendo aplicada a vacina bivalente contra a doença.
As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.
Neste primeiro momento, estão sendo vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Caso faça parte do público-alvo, a orientação é para que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro ou vá ao Centro de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 16h, para se vacinar.
Para se vacinar, é necessário ter completado o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes para, então, receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida; e apresentar o CPF e o Cartão de Vacinação Contra a Covid-19.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, 641 doses da vacina bivalente já foram aplicadas em Ituverava.
Mesmo com a queda dos casos de Covid-19; o cuidado contra a doença deve continuar, principalmente com a imunização contra o vírus, proteção capaz de impedir as formas graves e complicações da doença.