Na terça-feira, dia 27 de fevereiro, foi realizada a 1° Plenária Municipal da Saúde de Ituverava. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Ituverava e organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião, também foi realizada a Audiência Pública da Saúde sobre a Prestação de Contas do 3° Quadrimestre de 2022. O evento reuniu conselheiros municipais de Saúde, autoridades, trabalhadores da saúde, gestores públicos e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A Plenária teve como objetivo principal discutir os desafios e avanços da saúde pública com o tema ‘Fortalecimento do princípio da equidade no SUS”.
Durante a plenária, foram apresentados os seguintes eixos: Eixo I “o Brasil que temos. O Brasil que queremos”; Eixo II “o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; Eixo III “garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; Eixo IV “amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”; e Eixo V “judicialização da saúde, insumos e medicamentos, de que forma mediar com o Poder Judiciário?’.
Na oportunidade, também foram discutidos os desafios enfrentados pela saúde pública no Brasil.
A Plenária Municipal da Saúde foi um importante evento para todos os presentes, pois permitiu a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para o avanço da saúde pública no município com a criação das diretrizes que serão encaminhadas para 9° Conferência Estadual de Saúde.
‘Muito obrigada a todas as pessoas que estiveram presentes na 1° Plenária da Saúde e que, com seu apoio e participação, ajudarão a ampliar e melhorar os serviços de Saúde oferecidos para a população ituveravense”, destacou a secretária da Saúde, Raquel Rezende.