Deputada visita NAMI em comemoração de um ano

“Fiquei maravilhada com o atendimento prestado”, declarou Delegada Graciela em Ituverava

A deputada estadual reeleita, Delegada Graciela, esteve em Ituverava na tarde de quinta-feira, dia 16 de fevereiro, quando participou da solenidade de um ano de atividades do NAMI (Núcleo de Apoio à Mulher Ituveravense).

O NAMI é um programa desenvolvido no NAF (Núcleo de Apoio à Família) José Plínio Romanini e tem o IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) como entidade mantenedora.

O serviço foi criado para combater a violência contra a mulher e oferecer acolhimento, apoio psicológico, social e jurídico, além de encaminhamentos à rede de apoio e realização de campanhas, informações e capacitação.

No primeiro ano de atividades, o NAMI atendeu a 52 mulheres e levou informações sobre prevenção de violência a 1,3 mil mulheres por meio de palestras ministradas e projetos executados maneira voluntária por estudantes de psicologia. 150 alunas da Escola Capitão Antônio Justino Falleiros foram orientadas por meio de rodas de conversas.

Quatro mulheres vítimas de violência receberam apoio social e uma está sendo acompanhada pelo setor jurídico.

“Fiquei maravilhada com o atendimento prestado. O Nami conseguiu unir uma grande rede de atendimento de maneira eficaz, o que é impressionante. Em nome da madrinha do projeto, Darlene, da vereadora, Andréa Yamada, e do subtenente Eugênio, parabenizo a todos que fazem parte deste projeto, que deve servir de exemplo”, afirmou a deputada, Delegada Graciela.

Neste seu primeiro mandato, a deputada aprovou dois projetos de lei, que são o “Viva Mulher” e Belas e Empenhadas, que tem o objetivo de ajudar a combater a violência doméstica e familiar. “Defender as mulheres é uma missão de vida. Contem sempre comigo”, finalizou a deputada.

A solenidade contou com a presença do presidente do IVVI José Constantino da Silva ‘Tino”, a madrinha do projeto Darlene Rodrigues, a primeira-dama Fabiana Araújo, o vice-prefeito Marcos Sampaio “Grilo”, a vereadora Andrea Yamada, subtenente Eugênio Luiz de Paula, gerente da Unimed Norte Paulista (parceira do projeto) Adauto Moreira e equipe de profissionais e voluntários do NAMI/IVVI.

Na oportunidade, o programa foi apresentado pela psicóloga Luana Martins, bem como seus resultados e projetos desenvolvidos na cidade através de parcerias, além de campanhas na cidade. A madrinha, Darlene, enumerou os parceiros e profissionais que atuam no NAMI e na rede de atendimento.

Também prestigiaram o encontro, o vice-prefeito de Buritizal “Bolão”, o vereador Everaldo ‘He-man”, secretários municipais Renata Sandoval (Educação) e Márcio Nogueira (Cultura), presidente da APAE Sebastião Carvalho, presidente do Fundo Social Leila Matos, presidente do Abrigo de Idosos Norival Ribeiro, enfermeira Andresa Maeda da Santa Casa de Misericórdia, professor Dr. Antônio Luís de Oliveira (Toca) da Fundação Educacional de Ituverava, representantes das Polícias Civil e Militar e outras instituições.