Na sexta-feira, dia 03 de fevereiro, foi realizado em Barretos um evento em comemoração aos 15 anos do programa de Prevenção do Colo Uterino no Hospital de Amor de Barretos.
Representando Ituverava, estiveram presentes o prefeito, Luiz Araújo; a primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social, Fabiana Araújo; a secretária da Saúde, Raquel Rezende; a diretora da Atenção Básica, Janine Rokutan; e a enfermeira, Luciana Monteiro.
Foram convidados para participar da reunião representantes do município parceiros do Hospital de Amor de Barretos, através do Programa, com o objetivo de homenagear e ressaltar a importância das parcerias e do desenvolvimento do trabalho preventivo junto aos municípios.
O coordenador do Programa, Marcelo Almeida, também esteve presente e explanou sobre a evolução do Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino ao longo desses 15 anos e também mostrou imagens as ações realizadas pelos municípios parceiros, dentre eles a cidade de Ituverava, que foi uma das pioneiras na região a aderir ao Programa.
O Programa de Prevenção ao Colo Uterino do Hospital de Amor em Barretos oferece gratuitamente o exame em meio líquido (Papanicolau) para mulheres do município. Depois da coleta, o exame é enviado e analisado pelo Hospital de Amor em Barretos, que, nos casos necessários, realiza o tratamento da paciente.
Em Ituverava, o exame é oferecido em todas as Unidades de Saúde de Ituverava e distritos. O exame é considerado o mais confiável e seguro. Através do exame, é possível diagnosticar alterações no colo uterino antes de aparecer a doença. E, por isso, é de suma importância para a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero.
“Quero agradecer ao Hospital de Amor em Barretos pela oportunidade de termos essa parceria e, através dela, salvar inúmeras vidas. Que o Programa de Prevenção ao Colo Uterino continue crescendo e se desenvolvendo a cada dia. Aproveito a oportunidade e agradeço a Saúde do nosso município, que diariamente realiza esse trabalho para a nossa população”, destacou o prefeito, Luiz Araújo.