Homenagem Póstuma: Dr. Fernando Costa

Benfeitor de Ituverava

Democrata sincero, trabalhador honesto, administrador experiente, eis as qualidades que recomendavam o grande homem que tão tragicamente desapareceu do convívio de seus amigos.

Mercê de sua afabilidade, multiplicou simpatias e amizades. Os serviços que prestou ao Estado de São Paulo e ao Brasil exigem que sua memória seja enaltecida para que seja transmitida aos pósteros.

Foi jornalista, professor, fazendeiro, prefeito, secretário de Estado, ministro, governador. Seu procedimento foi sempre coerente com sua afabilidade e simplicidade proverbial. Semeou escolas e auxiliou as obras de melhoramentos de inúmeras cidades.

Ituverava não fugiu á regra, e muito se beneficiou com a visita do dr. Fernando Costa, em maio de 1944.

Em 5 de maio de 1944, sua excelência foi recebido com regozijo pela nossa população. Pela primeira vez, o interventor visitava nossa cidade. Esteve no grupo escolar, observando pessoalmente as más condições em que se achava o prédio. Prometeu a reforma imediata do prédio e a construção de mais um grupo. De fato, com a doação de Cr.$ 330.000,00 o grupo está reformado e em ótimas condições de funcionamento. Visitou, a seguir, o edifício onde funciona o fórum e a cadeia pública encontrando-o em mau estado de conservação. Prometeu mandar reformar o edifício, e este já está reformado. Visitou o Hospital São Francisco de Assis, fazendo-lhe a doação de Cr.$ 55.000,00. Para perpetuar a memória desse gesto, um pavilhão do hospital se denomina ‘Anita Costa”. Para iniciar as obras da Santa Casa, fez o donativo de Cr.$ 65.000,00. Beneficiou o serviço de esgotos com Cr$. . . 280.000,00. Doou Cr$ 20.000,00 á A.A Ituveravense, e quantia igual ao Aero Clube. Quase oitocentos mil cruzeiros – eis o que valeu a Ituverava uma única visita do sr. Fernando Costa.

Foi um extremo pesar que os Ituveravenses receberam a notícia de que, em 21 de janeiro do corrente ano, Fernando Costa faleceu, perto de Campinas, em lamentável desastre de automóvel. E todos se lembraram do dia em que o ilustre visitante percorreu as ruas de nossa cidade, democraticamente, acompanhado de autoridades e de representantes de todas as classes.

A Revista da Comarca de Ituverava, fazendo-se porta-voz do povo desta cidade, lamenta profundamente o desaparecimento do grande homem público, que deixou um claro impreenchível na vida administrativa do país.

E esta página, que homenageia o grande benfeitor de Ituverava, a par das obras que ele deixou, servirá para lembrar aos ituveravenses que já houve um governador que de fato se interessasse pelos melhoramentos desta cidade.

Fernando de Sousa Costa (São Paulo, 10 de junho de 1886 – Jacarei, 21 de janeiro de 1946) foi um político e agrônomo brasileiro. Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba, foi prefeito de Pirassununga (1912), deputado estadual (1919), secretário da Agricultura de São Paulo (1927-1930), no governo Júlio Prestes, ministro da Agricultura (1938-1941) na primeira metade do Estado Novo – tendo fundado o Instituto Biológico e o Parque da Água Branca, que leva seu nome, além de ter realizado pesquisas de exploração de petróleo – e interventor do Estado de São Paulo (1941-1945).

*O município de Ituverava reconheceu a importância do Dr. Fernando Costa, atribuindo a ele uma importante rua. A via denominada em sua homenagem é a sequencia da Via que passa em frente ao Centro Cultural Professor Cícero Barbosa Lima Júnior, onde está localizada a sede da importante instituição Grupo ASA (Amizade, Solidariedade e Amor).

 

Publicidade