A ETEC (Escola Técnica) Professor José Ignácio Azevedo Filho iniciou suas atividades para o ano letivo de 2023 na noite de quarta-feira, dia 02 de fevereiro, com aula inaugural ministrada pelo professor Rodrigo de Oliveira Medeiros.
O palestrante possui graduação em Direito e Pedagogia, Especialista em Direito Penal, Mestre em Educação, Licenciado em História, Coordenador de Projetos Educacionais na Supervisão Regional São José do Rio Preto, Professor Universitário, Advogado, Humanista, pesquisador da Inteligência Emocional e se intitula como “eterno aprendiz na busca de conhecer a si mesmo”.
Na ETEC de Ituverava, ele abordou o tema “Motivação, Inovação e Propósito: Por que praticar isso na escola?”. “Falamos sobre como lidarmos com esses três temas dentro do ambiente escolar estabelecendo diálogo com pais, alunos, professores e gestão da escola”, explicou.
“Tentamos desfazer alguns mitos, pois esses assuntos são tratados de formas rápida ou distante da nossa realidade. A ideia foi estabelecer esse diálogo franco e leve para que possamos começar o ano letivo com o pé direito”, destacou.
O palestrante ressaltou em entrevista ao Jornal O Progresso que “falar sobre motivação, inovação e propósito, para os alunos especialmente no noturno, que são pessoas que estão retornando para os bancos escolares ou alunos adolescentes que estão retornando para os bancos escolares ou alunos adolescentes que estão no momento de fazerem uma escolha importante.”
‘A ideia da motivação não é aquela coisa de a gente estar todos os dias com 100 por cento da sua energia e motivado, passa pelo processo da constância, mudar o assunto, o propósito e, se perguntar por que se está fazendo isso?”, esclarece.
“Quais são minhas diretrizes e o que o meu contexto de vida me permite fazer, como posso melhorar? Onde posso chegar? São perguntas que devem se fazer para alinhar a nossa motivação no âmbito daquilo que fazemos, no processo que deseja”, prosseguiu Medeiros.
Ele declarou ainda que “inovação não é aquela ideia que do nada, nada surge, também não é criar algo inusitado ou inédito, não é bem isso. Gosto da ideia de inovação como recombinação de ações, soluções de coisas que já existem e que diante desta nova realidade geram outros resultados”, afirma.
Para ele, na escola é muito bacana para o itinerário do aluno, para o professor aplicar novas metodologias e para a gestão pensar em novo planejamento estratégico na escola. “Então é importante a gente olha para estes assuntos de uma forma prática e não somente de redes sociais e internet de forma rasa”.
Ele elogiou a recepção que teve na escola e em Ituverava. “A ETEC tem um pessoal muito receptivo e gosto muito deste clima e estou me sentindo em casa, todo professor quando está em uma escola se sente em casa e aqui me senti muito tranquilo”, concluiu.
A palestra contou com a abertura proferida pelo diretor da escola, Leandro Rondado, e contou com as presenças de professores, coordenadores, colaboradores, alunos e pais de alunos.