2023 tem 55 mil vagas em concursos

Estão previstas 55.189 vagas de concursos entre nível médio e superior para o próximo ano e mais de 120 editais para diferentes áreas de atuação

Os concurseiros de plantão de todo o Brasil já pode comemorar: o ano de 2023 chegou com tudo para quem sonha em ingressar na carreira pública. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 estipulou cerca de R$ 16 bilhões para orçamentos de editais de concursos públicos, gerando pelo menos 55 mil novas vagas disponibilizadas para cargos vagos e novos.

Diversos editais já foram lançados nos últimos dias, como o do Banco do Brasil, por exemplo. E outros com lançamento previsto. Serão inúmeras oportunidades para quem deseja conquistar a vaga dos sonhos, sejam elas de nível médio ou superior.

Todos os anos, cerca de 13 milhões de pessoas fazem provas de concursos públicos. Além disso, esse número tende a aumentar, por causa da demanda reprimida desde a chegada da pandemia e as incertezas do mercado financeiro.

O professor do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, conta que para obter uma aprovação, o candidato precisa entender o que está fazendo e escolher uma área de estudos para focar. “A definição da área de estudos é uma das mais importantes, elas vão te ajudar a entender quais disciplinas você precisa estudar e quais as oportunidades que vêm pela frente. Isso vai ser um diferencial na hora de determinar o planejamento e a forma como vai estudar.”

Com alguns editais já sendo publicados e outros previstos para serem lançados ao longo de 2023 o professor sugere: “Geralmente, estudar de duas a quatro horas líquidas por dia já deixa o candidato em boas condições para a prova. Dependendo, claro, da complexidade do concurso.”

Um dos maiores concursos da história do Brasil, já tem data para as próximas provas. Com mais de 1.600.000 inscritos, o Banco do Brasil já publicou o edital par um novo concurso. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro de 2023.

As provas ocorrerão no dia 23 de abril do mesmo ano. Além deste, outros editais devem sair ainda em 2023, principalmente no primeiro semestre, e as estimativas é de que as provas aconteçam no segundo semestre.

Fonte: Brasil 61.