“Programa START U Ituverava” é lançado na FFCL

Aconteceu na noite de quinta-feira, dia 25 de agosto, na FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava) o Programa Start U Ituverava, através de uma parceria com Sebrae-SP.

   A apresentação aconteceu no salão nobre a Fundação Educacional de Ituverava e foi transmitida para outras salas no campus da FFCL e da FAJOB (Faculdade São Joaquim da Barra) e ainda pelo YouTube.

   A abertura contou com as presenças do diretor das faculdades, o professor Doutor Antônio Luís de Oliveira (Toca), os consultores do Sebrae Aqui de Ituverava Fernando Caetano de Souza e Juliana Barbosa.

   A iniciativa é inédita na região fruto da parceria entre a FFCL e FAJOB através da Fundação Educacional de Ituverava com o maior programa de iniciativas para Startups no Estado, o projeto “Sebrae for Startups”.

   As explanações foram feitas pelo analista de negócios do Sebrae-SP, Fabrício Siansi. O público alvo foi estudantes de todos os cursos da graduação, pós-graduação, técnicos e educação a distância da FFCL, FAFRAM e FAJOB, empreendedores e interessados por inovação.

   O lançamento contou também com a participação de alunos da ETEC Professor José Ignácio Azevedo Filho de Ituverava.

   Conforme informou o analista do Sebrae São Paulo, o programa tem o intuito de despertar nos alunos um projeto que eles mesmo vão criar ideias que possam se tornar uma Stat-up e que gerem impacto local para os municípios que fazem parte do escopo da FFCL.

“Mas o objetivo principal é despertar neles como eles podem ser inovadores, além do que já exercem e como podem fazer valer aquilo que têm como ideia ou como projeto ou como queiram criar, uma pegada voltada para uma start-ups”, explica Fabrício.

   Ele informou que o programa se estenderá até novembro, quando pretende encerrar este ciclo. “Os participantes podem utilizar em tudo que for de criação, seja implantar o sistema em uma empresa que já exista ou que seja nova, também estará valendo”, destaca o analista.

   Segundo ele, esta nova metodologia veio para ficar. “Começando esta pegada de inovação, que está vindo com muita força e por isso é importante debatermos dentro da faculdade para mostrar para o aluno que vai sair para o mercado de trabalho que sim, ele pode sair também com este know-how de start-up para se empregar ou implantar em seu próprio negócio”, observa Fabrício.

   Para ele, estar dentro de uma instituição de ensino é a base central para o sucesso do programa. “No mundo todo vemos que as grandes start ups surgem do universo acadêmico, ou seja, dentro da faculdade, então conseguir trazer para a FFCL de Ituverava é estar junto do que há de inovador para o mundo todo não somente aos cursos de Administração e Ciências Contábeis, mas abrangendo todas as áreas, desde humanas, biológicas, exatas, algo mais acadêmicos ou não”, completa o analista.                

O Projeto conta com apoio da Fundação Educacional de Ituverava, Associação Brasileira das Start-ups, Prefeitura de Ituverava, Sebrae São Paulo e Sebrae Aqui de Ituverava.

Publicidade