APAE realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ituverava realizou de 21 de agosto à sexta-feira, dia 28, atividades em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

   No primeiro dia, no domingo, aconteceram missas nas Igrejas da cidade. Na segunda-feira foram promovidas brincadeiras com familiares em parceria com a Unimed Norte Paulista.

   Já na terça-feira, alunos visitaram a Sorvete & Cia “Sorveteria do Robertinho” e estiveram na Praça X de Março nos dois períodos manhã e tarde. Já das 17h às 19h foi realizada palestra com a Dra. Renata Fantacini com tema “Superar barreiras garantir Inclusão”.

   Na quarta, também de manhã e tarde os estudantes estiveram em visitas ao Campus da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) e das 17h às 19h palestra com a Psicopedagoga Driely Holanda “O impacto da Alfabetização no processo do indivíduo”.

   Ambas as palestras abertas ao público e gratuitas contando com equipe da APAE e da secretaria da Educação e Escolas Municipais entre outros profissionais e convidados.

   Na quinta foi dia de confecção e degustação de pizzas feitas pelos alunos e na sexta café da manhã, futebol com os amigos convidados no campo da APAE e almoço para todos os alunos para encerramento da semana.

   A diretora pedagógica da entidade, Lucymara Sanches falou sobre a relevância de realizar as atividades da Semana tanto para equipe, alunos, pais e comunidade.

   Conscientização

   Ela agradeceu a equipe da APAE, diretoria, presidente Sebastião Rodrigues Carvalho Neto, diretora administrativa Rosangela Burini, todos envolvidos que de forma direta ou indireta contribuíram para o sucesso de mais  evento realizado na entidade de Ituverava que é referência na região, estado e país.  

   “Como profissional e principalmente como pessoa, tenho o dever, junto a APAE de Ituverava, em levantar a bandeira da conscientização da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, pois não há nada mais deficiente que o preconceito e a falta de informação”, afirma.

   “Fiquei muito satisfeita com os eventos promovidos pela APAE, com o intuito de proporcionar uma semana leve e descontraída. Contamos com momentos de cuidado, descontração e integração dos nossos assistidos”, descreveu a diretora.

   “O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas”, completou Lucymara.

   Ela ainda ressaltou que eventos como esses, ajudam a APAE de Ituverava a divulgar um pouco do trabalho realizado diariamente pelos profissionais, que se dedicam dia após dia, para superar as barreiras do preconceito e da ignorância para garantir a inclusão em ambientes diversos.

   Integração

   “Mais que importante, foi emocionante ver a alegria dos nossos assistidos acariciando as ovelhas na Fafram, comendo a pizza que eles mesmos montaram, interagindo com os convidados no campo, durante o jogo de futebol do time apaeano, por fim, se deliciando com um almoço maravilhoso escolhido por eles”, explica.

   “Estar em um ambiente em que saia da sua rotina proporciona a socialização, trazendo benefícios de se habituar em qualquer lugar, conforto e bem estar”, lembra.

   “Claro, que tudo isso só foi possível, pois toda equipe de professores e colaboradores, estavam empenhados para promover o melhor aos nossos assistidos, fazendo dessa semana especial pra cada um, respeitando a limitação e padrão de vida dos nossos alunos”, reconhece.

   Resultado

   Para a diretora, o sucesso dos eventos se deram porque todos os colaboradores envolvidos, vestiram a camisa do propósito de ser e oferecer o melhor.

   “Os nossos assistidos tiveram uma boa interação social com as pessoas que encontramos pelo caminho durante os passeios, e com a equipe da Unimed, que nos prestou um excelente serviço de prevenção e promoção a saúde”, informa.

   Conteúdo

   Ela também destacou as palestras de excelente qualidade, com profissionais altamente gabaritadas e qualificadas.

   “Foram de suma importância as palestras, alcançamos os objetivos que queríamos, pois atualizamos o público envolvido e anos falando em direitos de inclusão, das dificuldades com barreiras de diversas maneiras e principalmente o direito da inclusão em qualquer lugar que queiram”, recorda.

   Apoio

   “Todo evento para ser bem sucedido, depende de uma boa gestão. Posso dizer que fomos muito bem amparados, pela setor administrativo e pela diretoria da APAE de Ituverava. Agradeço a todos pelo apoio”, acrescenta.

   Reconhecimento

   “Agradeço a equipe de colaboradores da APAE de Ituverava, da qual tenho orgulho em fazer parte. Pois concluímos com a certeza de que fizemos nosso papel, enquanto profissionais e cidadãos”, observa a diretora.

   “Não podemos nos esquecer, que a conscientização da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, não acontece apenas numa semana de agosto, mas sim o ano todo, no nosso dia a dia.  Me despeço com uma frase do Paulo Freire: A inclusão acontece quando, se aprende com as diferenças e não com as igualdades”, conclui a diretora Lucymara.                

A partida de futebol e encerramento foi prestigiada por diretores da APAE, o secretário de Esportes Rodrigo de Angelo Freitas “Digão”, vereador Everaldo He Man que atuou como árbitro e os gerentes do Sicredi Rafael Cardoso dos Santos e João Paulo Lino, que fizeram a entrega de uniformes para o time da APAE.