“Cidades Inteligentes” também foi abordado pelo Engenheiro de Telecomunicações e presidente licenciado do CREA-SP Vinícius Marchese
Os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção e Elétrica da FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava) tiveram na noite de quarta-feira, dia oito de junho, uma palestra com o Engenheiro de Telecomunicações e presidente licenciado do CREA-SP Vinicius Marchese, que também é empreendedor.
Na oportunidade, foram abordados os temas: inovação, cidades inteligentes e mercado de trabalho. “Os alunos interagiram bastante, se mostraram muito interessados a entender esse novo mercado de trabalho”, declarou em entrevista ao Jornal O Progresso.
A palestra também foi prestigiada pelo diretor da FFCL, professor Doutor Antônio Luís de Oliveira “Toca”, presidente da AEAAI (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava), Leandro Galindo Vitor, o patrono do Diretório Acadêmico de Engenharia, o engenheiro Mauro Bernardes Bueno entre outros convidados, profissionais e autoridades.
Progresso: Qual motivo da palestra? Tema abordado?
Vinícius Marchese: Os temas abordados foram: inovação, cidades inteligentes e mercado de trabalho. O mais legal de tudo é a troca com essa garotada. Da nossa parte, nosso objetivo é levar uma visão sobre o que o mercado de trabalho está buscando, as oportunidades que a área de tecnologia proporciona e a importância de buscarmos bons projetos para as cidades do Estado.
Progresso: Qual importância deste assunto para o público alvo?
Vinícius Marchese: Muito importante! Afinal, estamos falando de oportunidade profissional. Tudo o que estimula novos profissionais a buscarem novas iniciativas e se encontrarem nesse gargalo dentro do mercado de inovação e tecnologia é essencial para o desenvolvimento do nosso Estado.
Progresso: Qual avaliação Senhor faz do evento?
Vinícius Marchese: O evento foi muito legal, muito positivo. Estar próximo dos estudantes é uma das coisas que mais gosto de fazer. Os alunos interagiram bastante, se mostraram muito interessados a entender esse novo mercado de trabalho, de cidades inteligentes, principalmente poder unir pessoas que querem ser agentes de transformação.
Progresso: Qual a importância para um município e sua região contar com cursos superiores de Engenharia?
Vinícius Marchese: É de extrema importância e fundamental. Deveria ter em mais municípios no Brasil. É uma profissão que ela constrói as coisas, a Engenharia está em todos os espaços, em todas as áreas de criatividade, nas áreas pensantes. Então, com um curso de Engenharia na região, você estimula esses jovens a seguirem essa área, que tem tantas possibilidades seja no setor público, quanto no setor privado.
Progresso: Qual opinião do Sr. Sobre os cursos de Engenharia da FFCL de Ituverava?
Vinícius Marchese: É um curso extremamente bem visto em nosso estado e em nosso país. O curso é bem completo e atualizado. Poder contribuir e fazer parte disso é sempre muito gratificante. Estar ao lado dessa nova geração de engenheiros me motiva muito e me deixa muito feliz.
Progresso: Como o senhor foi recebido na cidade e na Faculdade?
Vinícius Marchese: Fui muito bem recebido por todos na faculdade, pelos colaboradores, direção e corpo docente – principalmente pelos alunos. Eu agradeço novamente a oportunidade e sempre que precisarem estarei aqui à disposição da instituição e da cidade, sempre fico muito feliz em voltar aqui.