Ituverava em Reminiscência
Este nosso trabalho testemunhado e pesquisado tem objetivo relembrar, mostrar sobre nossa história, aspectos historiográficos e demográficos, um apanhado dos panoramas culturais, sociais, políticos e administrativos, meios de transporte, vias de comunicações e outros informes importantes, elaborados e pesquisados pelo escritor Celso Barbosa Sandoval.
Você Sabia?
Que o lançamento da pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava aconteceu no dia 20/01/1944.
Que o Sanatório Nossa Senhora do Carmo, do médico Georgides Gonçalves se deu no dia 26 de abril de 1942 na Rua Benjamin Constant, no prédio do senhor João da Cota.
Que em 1910 a agência dos correios ficava situada no Largo do Carmo.
Que em Ituverava já teve fábrica de cerveja e pertencia ao senhor Alexandre Reis, e ficava onde foi a Casa Pernambuco.
Que o Aero Clube de Ituverava foi fundado e 11 de dezembro de 1938, e que ficou inativo até 1942 quando foi eleita sua referida diretoria, sendo o 1º Presidente Humberto Garcia Ordine.
Que em 1915 havia uma só farmácia em Ituverava do Cap. João da Costa Vale.
Que em 1945, foi instalado um serviço de alto falantes na Praça X de Março, debaixo da caixa d’água, e que seus primeiros locutores mestres de som foram Salvador Cordaro Cruz, Sebastião Cordaro Cruz, Fabio Bombig e Renato Amêndola.
Que em 1893, a Câmara ordenou o “Rego” do córrego Lava Pés, considerando- -o perigoso à saúde pública e fez a captação da água por meio de encanamento e construiu um Chafariz no Largo do Rosário ou Carmo, para servir o povo, o qual está localizado no terreno do Tiro de Guerra de Ituverava.
Que a primei iluminação pública do Carmo, foi constituída por 20 (vinte) lampiões, conforme consta o contrato assinado pelo intendente. Cel. Simpliciano Barbosa, em 19 de maio de 1896.
Que o orçamento da Prefeitura do Carmo em 1896 era da ordem de $ 14.355.000 (quatorze centos e trezentos e cinquenta e cinco mil reais).
Que o primeiro Promotor público de carreira nomeado para nossa comarca, foi o Dr. Alberto Ferreira da Silva, em 1902.
Que a companhia Mogiana de Estradas de Ferro passou seus trilhos por Ituverava em 1888 e no dia 1 de agosto de 1903 foi inaugurado a Estação no início da Av. Francisco Joverio.
O prefeito dos cem anos (Centenário) de Ituverava, Lúcio Adalberto Lima Machado, cresceu na Rua José Barbosa Nunes, nome do 1º prefeito da cidade.
Que a Praça X de Março, antes era denominada Praça São Domingos, depois Jorge Tibiriçá e atualmente Praça X de Maço. Que a Rua Dr. Getúlio Vargas já foi Rua Municipal, e Coronel Irlandino Barbosa Sandoval.
Que a Rua Major Domingos Ribeiro dos Santos, já foi denominado de Rua 4. Que em 1886 a população de Ituverava era de pouco menos de 600 habitantes.
Que o primeiro casamento religioso em Ituverava na paróquia do Carmo de Franca, no ano de 1888 no dia 16/06 em que foram testemunhas de João Paulo e Silva, e Francisca de Paula e Silva, receberam em matrimônio José Luís dos Santos e Maria Francisca de Jesus, ambos escravos, ele pertencente ao seu padrinho, ela do Cap. Luciano Ferreira de Menezes.
Que em 25/06/1939 na residência do Sr. Misael Silva Prado aconteceu a 1º primeira reunião para fundação da “Casa dos Pobres”, cuja diretoria ficou assim constituída: Presidente Joaquim de Menezes, Vice João Batista Lebrão, Secretário Brasílio Vilas Horta, Tesoureiro Messias Alves Ferreira, Provedor Misael Silva Prado, Vogais Clovis Carvalho e Ângelo Maria Di Nápoli.
Que a Sociedade Liga Operária foi fundada em 1925 por Aurélio Flagras Vidal.
Que a Caixa Econômica Estadual de Ituverava foi instalada em 08/06/1936.

1925: Os primeiros funcionários da Agência dos Correios de Ituverava: Fulgêncio, Antônio José Ferreira, André Gomes e Sebastião Inácio de Matos.