Fafram terá Curso de Cuidados Básicos aos Idosos

Ocorrerá nos dias 14 e 21 de maio, das 08 h às 11 h e das 13 h às 17 h, o curso de Cuidados Básicos aos Idosos. O conteúdo programático está disponível para a visualização no site e Instagram da Fafram.

O curso será realizado no Centro de Saúde da Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda), onde há laboratório para desenvolvimento de aulas teórico-didáticas e práticas em simulação realística com materiais adequados.

Será ministrado por Samantha Cruz. Enfermeira/ Professora, Doutoranda em Ciências da Saúde – Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Atenção à Saúde – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Pós-Graduação em Medicina do Esporte e Pós-Graduação em Gerontologia e Gestão da Assistência ao Idoso e docente da Faculdade, com apoio do diretório acadêmico da enfermagem e da coordenadora do curso, Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda.

“Têm-se observado a revolução demográfica com o aumento da proporção de pessoas com mais de 60 anos, sendo essa a faixa etária que mais cresce, principalmente em países em desenvolvimento como no Brasil”, explica a professora Samantha Cruz.

 “Uma redução nas taxas de fertilidade e um aumento da longevidade irão assegurar o contínuo envelhecimento da população mundial consolidado ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Assim, torna-se relevante o conhecimento do profissional de saúde sobre os processos de envelhecimento considerados naturais no idoso para que as alterações e doenças possam ser identificadas e diferenciadas durante essa fase da vida”, ressalta a docente da Fafram.

 “A necessidade de mão- de-obra qualificada cresce concomitantemente com o aumento da população idosa e, assim sendo, o mercado selecionará profissionais com conhecimento técnico para atender a demanda dessa população”, esclarece a professora que ministrará o curso.

“O cuidador de idosos é, sem dúvidas, o profissional que mais crescerá, no que diz respeito à imprescindibilidade, nos próximos anos. Esse profissional está comprometido com o cuidado integral do idoso, oferecendo assistência básica, específica e até suporte à saúde mental, a fim de garantir o bem-estar biopsicossocial e otimizar a qualidade de vida do idoso”, completa.

“Entretanto, as atribuições de um cuidador de idosos não se findam a ofertar tudo a todo momento. O cuidador é o profissional que oferece suporte e encoraja o idoso a realizar suas tarefas estimulando a autonomia e a independência respeitando a capacidade funcional do idoso”, lembra a professora.

 “Dessa maneira, nosso curso estimulará o aluno a compreender tanto a interdisciplinaridade dos cuidados com idosos, quanto o pensamento reflexivo, construtivo e crítico sobre a saúde”, conclui.

Publicidade