Sanatório Nossa Senhora do Carmo

De relevo, sem dúvidas, para Ituverava a inauguração do Sanatório Nossa Senhora do Carmo. Cidade desenvolvida, das principais da zona, sede de município e comarca de importância comprovada, necessitava ela, de há muito, de um estabelecimento hospitalar. O Sanatório Nossa Senhora do Carmo, de propriedade sob a direção do Dr. Georgides Gonçalves, veio, pois, preencher a lacuna até agora existente.

Instalado nos dois pavimentos do novo e moderno prédio de propriedade do Sr. Cap. Joaquim de Paula, à Rua Benjamin Constant, nº 696, o Sanatório Nossa Senhora do Carmo foi montado com os mais diversos aparelhos de cirurgia, dispondo, outrossim, de instalações e acomodações apropriadas, em proporções menores, porém nos moldes das existentes nos grandes centros. De tudo que nos foi dado observar, tivemos a melhor das impressões .

Encarregar-se-á a casa de saúde ituveravense de casos cirúrgicos em geral, mantendo, por outro lado, seção de maternidade, clínica geral e uma clínica especializada de olhos, ouvidos, nariz e garganta, está a cargo do Dr. Jorge Nassif, médico com consultório em Igarapava. A parte hospitalar, de início, é provida de uma enfermeira competente, vinda de São Paulo, em cujos estabelecimentos congêneres especializou-se.

Estamos, portanto, diante de uma iniciativa concretizada. Cremos que o seu realizador será bem sucedido, merecendo todo o apoio e estímulo da nossa população, que, por certo, saberá avaliar os benefícios de imediata assistência médica, benefícios esses tantos que nos dispensamos de os enumerar.

 O ato inaugural

A inauguração do Sanatório Nossa Senhora do Carmo deu-se às 16 horas de domingo passado, com a presença de autoridades, membros de classe médica, pessoas de destaque, representantes da imprensa e grande número de cavalheiros e senhoras desta cidade, Miguelópolis, Igarapava, Guará e São Joaquim.

 Presidiu a solenidade, cortando a fita inaugural, o Sr. Balduíno Nunes da Silva, prefeito municipal. A seguir, o Reverendíssimo Padre João Rulli, vigário da paróquia, procedeu à benção do prédio e das instalações. Discursaram, encarecendo, com justiça, o valor do estabelecimento inaugurado, os Srs. Padre João Ruli e Balduíno Nunes da Silva, este em nome da cidade. Em agradecimento, falou o Dr. Georgides Gonçalves.

Às pessoas presentes foi oferecido chops em profusão. Finalizando este nosso registro, formulamos os melhores votos ao Dr. Georgides Gonçalves pela feliz manutenção e desenvolvimento crescente do Sanatório Nossa Senhora do Carmo.

Do Jornal Cidade de Ituverava, ano 1942.