EMEI Manuel Lázaro tem encontro com autora de livro

A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Professor Manuel Lázaro Pereira promoveu um encontro dos alunos com a autora do livro “Poluição?! Na Cachoeira, não!”, a professora do Colégio Connext Maria Auxiliadora Avanci Teixeira.

 A obra foi publicada em 2021, pela editora da Fundação Educacional de Ituverava e conta também com o ilustrador Bruno Morales. Os encontros entre escritora e alunos aconteceram nos dias seis e sete de abril, contemplando os estudantes dos períodos da manhã e tarde.

Entre as ações, a partir da leitura do livro, foram desenvolvidas diversas atividades e a culminância foi à peça de teatro encenada pelas professoras e vice- diretora.

 “Esse momento causou grande alegria, as crianças se divertiram bastante com os personagens. Como a história já era conhecida, elas se envolveram na encenação, maravilhando-se com a turminha do livro ali presente. No final, conversaram com os personagens e fizeram perguntas à autora, especialmente sobre o cachorrinho herói”, descreve a diretoria da escola, Rosemeire Conceição Gonçalves Prata.

A diretora explicou ainda que a Literatura Infantil faz parte do dia a dia das crianças na escola, onde é desenvolvido um projeto de leitura, e o evento realizado com a participação da autora integrou e motivou ainda mais as crianças e professores com esse trabalho.

 “Foram momentos de grande entusiasmo e alegria”, descreveu. Segundo ela, a leitura do livro possibilitou a junção de dois projetos realizados pela escola, que são “Projeto Leitura” e “Projeto Meio Ambiente”.

“Partindo da abordagem de conscientização ambiental presente na obra, as crianças refletiram sobre os cuidados com nosso meio ambiente, sendo convidadas a participar, juntamente com os familiares, da coleta de tampinhas e lacres, que serão encaminhados para duas instituições: Rotary (Projeto “Lacre do Bem”) e Grupo ASA (Projeto “Tampinhas do Amor”)”, completou Rose.

 Conforme ainda explicou a diretora, as histórias trazem encanto ao universo infantil. Elas têm o poder de sensibilizar os pequenos de um jeito lúdico, divertindo-os. Cada criança promove suas próprias reflexões diante de um livro, identifica-se com alguns contextos e personagens. Isso tudo é algo único, é a criança diante do livro. E a escola faz essa ponte, que leva a um “lugar” maravilhoso, mágico.

“Eventos como esse aproximam ainda mais a criança do universo literário. Assim como os brinquedos, o livro se torna algo inerente à sua rotina. Já o encontro com quem escreveu a história, possibilita um bate-papo sobre as curiosidades dos pequenos que, geralmente, referem-se aos personagens preferidos. Essa interação também estimula a criança a produzir suas próprias histórias, não menos importantes que aquela lida em um livro”, acrescentou a diretora da EMEI.

“Com certeza, alcançamos vários objetivos presentes em nosso currículo. Mas, não podemos deixar de ressaltar a importância dessa experiência para as crianças, que vivenciaram algo diferente, já que nunca haviam tido a oportunidade de falar com o autor de um livro”, completou.

Atualmente a Escola Manuel Lázaro Pereira, conta com 141 alunos matriculados, com idade de dois a cinco anos. Além da Diretora Rosemeire Conceição Gonçalves Prata, o estabelecimento municipal de ensino conta com a vice-diretora Bianca dos Santos Rego Barbosa e a Assessora de Coordenação pedagógica Alessandra Mendonça.

 “A instituição escolar possui missões importantes. Uma delas é promover experiências prazerosas que desenvolvam habilidades e o gosto pela leitura. Foi uma honra receber a autora de um livro em nossa escola, principalmente por ser uma cidadã ituveravense, que escreveu sobre o cuidado com a nossa cachoeira. Tivemos o encontro com uma autora/ professora, que demonstrou enorme generosidade e carinho com nossos alunos, com um olhar de encanto pela criança que lhe estendia o seu trabalhinho para receber o tão desejado autógrafo”, congratulou a escola com a autora da obra.