Em sessão solene realizada na noite de terça-feira, dia cinco de abril, a Câmara de Ituverava realizou a entrega do título de Cidadão Ituveravense ao servidor municipal do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Augusto Sandoval Alves da Silva.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Marcos Advincola Joazeiro e contou com a presença dos vereadores Adauto de Matos, Ana Paula Yanosteac, Andrea Yamada, Antônio Mandioca, Edmilson Vaz “Miro”, Everaldo “He Man”, Mané Galindo, Marcelo Kuru, Herb Fonseca e Rafael Gabirú.
A solenidade foi prestigiada pelo superintendente do SAAE, Paulo Antônio Rodrigues Souza, que também representou o prefeito Luiz Araújo, além de familiares do homenageado. O autor do projeto foi o vereador suplente Pastor Manoel que ocupou o cargo de vereador no ano de 2021.
O projeto de Decreto Legislativo, no entanto, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, conforme a justificativa apresentada pelo autor.
Justificativa
“Augusto Sandoval Alves da Silva, funcionário público, 55 anos, é casado com Lucélia Mattos Alves da Silva, tem os filhos Emanuel Mattos Silva, casado com Natália Batista Gonçalves Teixeira Mattos e Eloá Mattos Silva.
Funcionário do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), há 16 anos e bombeiro civil há 8 anos. Nascido em São Paulo capital, em 15 de janeiro de 1966, onde morou por sete anos, posteriormente veio com sua mãe e irmãos para Ituverava, cidade natal de sua progenitora.
Ele viveu a maior parte de sua vida no bairro Vila Industrial (Estação), e não diferente de seus irmãos, começou cedo a trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Trabalhou em vários serviços onde aprendeu muito, até ingressar na CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), ficando na empresa por 15 anos. Ao se desligar da Companhia ele prestou concurso público e ingressou no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), onde está hoje.
Augusto sempre atuou em causas humanitárias, buscando ajudar a aliviar a dor do outro, conforme aprendeu seguindo conceitos da Igreja Católica. Ele exerce diversas atividades voluntárias, entre elas conselheiro em diversas secretarias e foi conselheiro tutelar, onde pôde ajudar crianças em risco eminente.
Sua história de ajuda ao próximo deu uma reviravolta em 2012, ele e outros ituveravenses fundaram o grupo de Bombeiro Voluntário. Podendo-se destacar os inúmeros atendimentos à população de Ituverava e dos distritos. Essa equipe de voluntários prestava os primeiros atendimentos até a chegada da Corporação.
Em 2013 ele decidiu fazer o curso de Bombeiro Civil, assim ele poderia prestar um atendimento melhor à população. Sua primeira formação foi pela escola Bravo’s da cidade de Olímpia e depois pela Academia de Formação de Bombeiro e Consultoria no Brasil Ltda-ME (CTFBFF) de São Paulo. Onde ele atualmente retorna para adquirir novos conhecimentos e renovar sua licença de bombeiro civil.
Augusto é um Ituveravense nato, pode não ter nascido aqui, mas vindo, para Ituverava ainda muito jovem, se apaixonou pela cidade. Aqui ele se criou, trabalhou, formou família e tenta ao máximo retornar o carinho que ele recebe no dia a dia”, descreveu o autor do projeto de Decreto Legislativo, que culminou com a outorga do título.