Ituverava: 137 anos de Emancipação Política e Administrativa

   Ituverava, cidade da extinta Estrada Férrea da Alta Mogiana situada entre o centro de Ribeirão Preto- SP ligando Uberaba -MG, Franca –SP. É uma cidade abençoada pela natureza, com clima bem suportável durante todo o ano, onde vemos e sentimos pelos noticiários jornalísticos, televisivos, catástrofes intranquilizantes, acontecimentos tristes e indesejáveis, o que para nossa harmonia o tempo tem estado sempre a nos abençoar com chuviscos a nos aprazar e dar a nossa terra umidade necessária para que nossa cultura tenha em agradecimento a umidade necessária.
   Fatos importantes que nos levam a concluir que Ituverava é realmente uma cidade feliz, bonita e ótima para se viver, educar filhos e o convívio familiar onde as boas instituições escolares aqui existentes nos tranquilizam.
   A confirmação desta nossa homenagem e pelo aniversário de Ituverava onde nossa sociedade mostra sua grandiosidade, devemos jamais esquecer do carinho e amor, da capacidade administrativa do nosso Ex-Prefeito e Deputado Helvio Nunes da Silva, conforme antes nas reportagens publicadas na REMINISCÊNCIA do Jornal “O Progresso” semanalmente, e tantos outros que num esforço incansável administraram com inteligência, sabedoria para que Ituverava fosse considerada como uma cidade bonita, feliz e excelente, com escolas de bom grado e um comércio onde encontramos todos os produtos desejáveis. Nossos Jornais semanários, O Progresso e Tribuna de Ituverava, Sindicatos, Casas de Saúde (Santa Casa de Misericórdia) e Hospital e Maternidade São Jorge, Academias esportivas, emissoras radiofônicas, membros associados às lojas maçônicas e clubes de serviços, transporte pessoal com empresa de ônibus circulares, os jovens com suas Moto Taxis, os meios artísticos sempre em evidencia, nossas casas bancárias, telefonia, os cristãos religiosos católicos, os evangélicos e outros dão sempre muita tranquilidade para nossos irmãos e aos aqui radicados.
   Segue abaixo descritivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Comandante da Terceira Companhia de Polícia Militar de Ituverava destacando aspectos da Segurança no município e relatório da APAE de Ituverava, apresentando para o leitores como a cidade se destaca através das entidades que aqui compõem o terceiro setor de forma exemplar no que se refere ao serviço prestado à comunidade.

Secretaria da Segurança Pública Polícia Militar do Estado de São Paulo

   1. A cidade de Ituverava podemos considerar uma cidade tranquila e sem incidência de crimes muito graves.
   2. Nos últimos anos, podemos observar a incidência de delitos como nos anos anteriores, ressalvada a importância que todos os munícipes passaram a dar aos assuntos relacionados à Segurança Pública com o advento das redes sociais onde podemos observar que a comunidade passou a se comunicar um pouco mais e isso, faz com que as informações circulem com mais facilidade e aqueles delitos que não eram de conhecimento de uma parcela da sociedade, passou a ser de conhecimento de todos.
   3. Constatamos na cidade, registro de ocorrências de furto, em residências e em estabelecimentos comerciais, além, de órgãos públicos que foram vitimados em razão de furtos principalmente praticados por usuários de drogas.
   4. Há também, registros de furtos de veículos;
   5. Para combater esses delitos, a Polícia Militar desencadeia diariamente operações, além de parceria e troca de informações com a Polícia Civil, para que os autores, infratores da lei, sejam identificados e respondam pelos crimes na Justiça, de forma que dificilmente um autor de delito na cidade de Ituverava fique sem ser identificado e responda pelos seus atos.
   6. Há também em ação um programa de parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, que vem surtindo resultados positivos na prevenção primária dos delitos, que é o programa vizinhança solidária, que consiste na união de esforços entre a comunidade e a Polícia Militar, que faz com que a população e a polícia conversem mais de perto sobre as problemáticas de segurança pública em seu bairro, que os vizinhos possam se ajudar e ser os olhos da polícia naquela comunidade, usam da tecnologia para ajuda mutua, trazendo resultados positivos na prevenção e resolução dos casos de violência.
   7. Com isso podemos dizer que os índices na cidade estão controlados, esclarecendo que alguns crimes estão ocorrendo e isso traz preocupação a toda comunidade, mas sempre que há um fato, ou ocorrência que demanda uma atenção especial por parte da Polícia Militar, operações são desencadeadas para a tranquilidade de toda população.
   8. Todos os dias há reforço no policiamento de Unidade de Serviço, onde Policiais Militares de folga, são remunerados para atuação do reforço do Policiamento Preventivo na modalidade de Policiamento chamado DEJEM, (Diária Especial Por Jornada de Trabalho Policial Militar), onde os Policiais são remunerados pelo Governo do Estado, naqueles locais onde há uma necessidade maior de reforço na ostensividade. Há também, além disso, reforço no policiamento de Unidades de Serviço, para atuarem nos Distritos: São Benedito da Cachoeirinha, Aparecida do Salto e Capivarí da Mata, além de que, quando necessário são empenhados nos bairros de maior incidência na cidade de Ituverava que é a Atividade Delegada (convenio firmado entre a Prefeitura Municipal de Ituverava e a Secretaria de Segurança Pública), onde o Município remunera os Policiais Militares, no seu horário de folga, que utilizando dos equipamentos do Estado, viaturas, reforçam o policiamento esclarecendo o propósito dessas atividades DEJEM e a Atividade Delegada é a maior presença de Policiais Militares nas ruas.
   9. Há também uma união de esforços em realização de operações conjuntas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, em cumprimento de mandados de busca e apreensão solicitados à Justiça para coibir os crimes de maior gravidade, O que proporciona um aumento significativo da sensação de segurança e a diminuição dos índices criminais, com uma maior presença da Polícia nas Ruas.
   10. O ano de 2022, graças ao empenho das Unidades de Serviço e as ações desenvolvidas, proporcionou uma grande diminuição dos índices dos principais crimes, ou aqueles crimes que mais preocupam nossa comunidade, que são os roubos e furtos de veículos.

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava-SP

   A diretoria da APAE de Ituverava, seus colaboradores, voluntários e assistidos, parabenizam a cidade de Ituverava pelos seus 137 anos, município com aproximadamente 40.000 habitantes que se localiza ao norte do Estado de São Paulo; sua economia se caracteriza principalmente pelo trabalho desenvolvido com agricultura, comércio e indústrias.
   No que diz respeito à Pessoa com Deficiência, a APAE de Ituverava desenvolve trabalho único de atendimento especializado nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, compondo a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, sendo referência de atendimento para a Região de Saúde da Alta Mogiana, contemplando os municípios de Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis.
   Na área da Educação, a APAE conta com a escola Isabel Borges Alves de Oliveira, responsável por oferecer educação básica nos seguintes níveis e modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e programas pedagógicos específicos permeados pela Educação Especial, conforme necessidade e demanda, para os usuários com deficiências integrativas e/ou patológicas associadas a estas deficiências.
   Na área da Saúde desenvolve trabalho composto por estimulação precoce e atendimento ambulatorial especializado de habilitação e reabilitação, integrado pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) e pelo Programa de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (PATEA).
   Na Assistência Social a APAE conta com a Oficina, que desenvolve o trabalho para os assistidos com idade superior a 30 anos, promovendo a atenção integral à Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla através de ações ambulatoriais, educacionais e de Assistência Social diferenciada.
   Atualmente a Instituição depende de recursos provenientes de convênios Municipais, Estaduais e Federais, Emendas Parlamentares, Eventos, Aluguel do Salão Social, contatos com órgãos públicos e demais recursos existentes na comunidade para solicitação de convênios e subvenções.
   A Instituição em sua grandiosidade agradece a colaboração dos munícipes, comerciários e gestores, que contribuem para o desenvolvimento do trabalho de forma única e diferenciada.

Cordialmente, APAE de Ituverava.