Judocas do projeto Educa Judô Fase IV de Ituverava trocam de faixas

   Os judocas do projeto Educa Judô Fase IV, do polo localizado na cidade de Ituverava, trocaram faixas na quarta-feira, dia 9 de fevereiro. Em cerimônia realizada no Centro Espírita Dona Angélica, local que também abriga as aulas do projeto, os pequenos judocas tiveram a oportunidade de passar por um dos momentos mais especiais da modalidade, a graduação.
   O evento contou com a participação do secretário de Esportes de Ituverava, Rodrigo de Ângelo Freitas, o Digão, e o diretor de Esportes, Antônio “Tonin” Passatuto. O Sensei 3º Dan Paulo Chereguini, da SOTEIJU, judoca com mais de 50 anos de experiência, foi mais um que marcou presença. E José Carlos Simões representando o Centro Espírita Dona Angelica e a Indústria Santa Maria, respectivamente, sede do núcleo Ituverava e um dos patrocinadores do projeto. Por conta dos protocolos sanitários contra a Covid-19, os pequenos judocas estiveram com apenas um acompanhante. A cerimônia foi conduzida pelo Sensei Gabriel Furlan, professor responsável pelo polo.
   “As artes marciais em si vêm com uma carga adicional de filosofia que ajudam no autocontrole, disciplina, respeito e gratidão, os quais nos ajudam a ser mais humanos na sociedade. As artes marciais compõem o acervo de práticas corporais e acompanham as diversas civilizações historicamente. Constituem-se como uma representação dos povos e têm importância destacada nas diferentes culturas”, afirmou Furlan.
   “As artes marciais têm apresentado aumento midiático significativo, o que tem ocasionado incremento na sua popularidade junto à população de forma geral e esse fato fica reforçado pela representatividade de eventos competitivos de luta, bem como pela sua forte relação com desenhos animados da cultura infantil e filmes que apresentam a luta como temática”, informa o sensei.
   “Contudo, entende-se que esse aumento de popularidade citado precisa ser acompanhado de um processo informativo que disponibilize e trabalhe adequadamente os preceitos filosóficos e éticos que as lutas advogam em sua essência, favorecendo a possibilidade de práticas baseadas nos preceitos do esporte educacional como uma ação para o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida”, complementou Furlan.
   “É muito gratificante poder prestigiar mais uma cerimônia de graduação de judô. Isso é seriedade, que é a marca que defendi na SOTEIJU e o Sensei Cleber do Carmo defende em sua associação e em seus projetos. A graduação é um dos momentos mais importantes da vida de um judoca”, reconhece Paulo Chereguini.
   “Eles precisam passar por esses processos para entender ainda mais esse universo. É um momento de felicidade. Também é importante porque os pais e responsáveis participem. Assim eles podem ter a dimensão do que é o judô. O projeto em Ituverava foi um sucesso e esperamos que se repita nos próximos anos”, observa Chereguini.
   Os judocas Felipe Soares, Orlando Kanedo e Jacob Menezes também participaram na cerimônia e auxiliaram na organização do evento.
   O Educa Judô Fase IV esteve nas cidades de Cajuru, Franca, Ituverava, Paraíso, Ribeirão Preto e São Simão. Ao todo, mais de 500 crianças são beneficiadas.
   O projeto conta com os patrocínios: BMA Borrachas, Evasola, Ilumi, Lopes Comércio de Peças e Rec. de Materiais Rodantes, Lopes Comércio de Peças para Tratores, Quinelato, Suprir, Supermercados Tonin, Wabtec Brasil, Dislab, Magister Equipamentos, Riberfoods, Indústria e Comércio Santa Maria Ltda., Supermercados Gricki, Supermercado União Real, Suporte Rei, Tietê Agroindústria, Transface Transportes e Passalacqua.
   Teve ainda os apoios: Terra Incentivos Fiscais, L2M Projetos, LS Nogueira, APAE de Cajuru, Prefeitura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Ituverava, Prefeitura de Paraíso, E.E. Professora Lucia Gissi Ceraso e Escola São Paulo e Minas.
   A realização foi de: Associação de Judô Corpore Sano em parceria com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo.

Publicidade