Os judocas do projeto Educa Judô Fase IV, do polo localizado na cidade de Ituverava, trocaram faixas na quarta-feira, dia 9 de fevereiro. Em cerimônia realizada no Centro Espírita Dona Angélica, local que também abriga as aulas do projeto, os pequenos judocas tiveram a oportunidade de passar por um dos momentos mais especiais da modalidade, a graduação.
O evento contou com a participação do secretário de Esportes de Ituverava, Rodrigo de Ângelo Freitas, o Digão, e o diretor de Esportes, Antônio “Tonin” Passatuto. O Sensei 3º Dan Paulo Chereguini, da SOTEIJU, judoca com mais de 50 anos de experiência, foi mais um que marcou presença. E José Carlos Simões representando o Centro Espírita Dona Angelica e a Indústria Santa Maria, respectivamente, sede do núcleo Ituverava e um dos patrocinadores do projeto. Por conta dos protocolos sanitários contra a Covid-19, os pequenos judocas estiveram com apenas um acompanhante. A cerimônia foi conduzida pelo Sensei Gabriel Furlan, professor responsável pelo polo.
“As artes marciais em si vêm com uma carga adicional de filosofia que ajudam no autocontrole, disciplina, respeito e gratidão, os quais nos ajudam a ser mais humanos na sociedade. As artes marciais compõem o acervo de práticas corporais e acompanham as diversas civilizações historicamente. Constituem-se como uma representação dos povos e têm importância destacada nas diferentes culturas”, afirmou Furlan.
“As artes marciais têm apresentado aumento midiático significativo, o que tem ocasionado incremento na sua popularidade junto à população de forma geral e esse fato fica reforçado pela representatividade de eventos competitivos de luta, bem como pela sua forte relação com desenhos animados da cultura infantil e filmes que apresentam a luta como temática”, informa o sensei.
“Contudo, entende-se que esse aumento de popularidade citado precisa ser acompanhado de um processo informativo que disponibilize e trabalhe adequadamente os preceitos filosóficos e éticos que as lutas advogam em sua essência, favorecendo a possibilidade de práticas baseadas nos preceitos do esporte educacional como uma ação para o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida”, complementou Furlan.
“É muito gratificante poder prestigiar mais uma cerimônia de graduação de judô. Isso é seriedade, que é a marca que defendi na SOTEIJU e o Sensei Cleber do Carmo defende em sua associação e em seus projetos. A graduação é um dos momentos mais importantes da vida de um judoca”, reconhece Paulo Chereguini.
“Eles precisam passar por esses processos para entender ainda mais esse universo. É um momento de felicidade. Também é importante porque os pais e responsáveis participem. Assim eles podem ter a dimensão do que é o judô. O projeto em Ituverava foi um sucesso e esperamos que se repita nos próximos anos”, observa Chereguini.
Os judocas Felipe Soares, Orlando Kanedo e Jacob Menezes também participaram na cerimônia e auxiliaram na organização do evento.
O Educa Judô Fase IV esteve nas cidades de Cajuru, Franca, Ituverava, Paraíso, Ribeirão Preto e São Simão. Ao todo, mais de 500 crianças são beneficiadas.
O projeto conta com os patrocínios: BMA Borrachas, Evasola, Ilumi, Lopes Comércio de Peças e Rec. de Materiais Rodantes, Lopes Comércio de Peças para Tratores, Quinelato, Suprir, Supermercados Tonin, Wabtec Brasil, Dislab, Magister Equipamentos, Riberfoods, Indústria e Comércio Santa Maria Ltda., Supermercados Gricki, Supermercado União Real, Suporte Rei, Tietê Agroindústria, Transface Transportes e Passalacqua.
Teve ainda os apoios: Terra Incentivos Fiscais, L2M Projetos, LS Nogueira, APAE de Cajuru, Prefeitura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Ituverava, Prefeitura de Paraíso, E.E. Professora Lucia Gissi Ceraso e Escola São Paulo e Minas.
A realização foi de: Associação de Judô Corpore Sano em parceria com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo.
