FFCL e Fajob promovem “Empreendedorismo como opção de carreira”

Aconteceu em Ituverava, no dia 22 de novembro às 19:15h, um curso que foi programado através de uma parceria do Sebrae com a FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) de Ituverava e Fajob (Faculdade de São Joaquim da Barra). O curso “Empreendedorismo como opção de carreira” ocorreu com presença parcial de público, com número reduzido de pessoas conforme determinam os órgãos de Saúde, no salão nobre da FFCL, além de muitas alunos e demais pessoas interessadas que acompanharam ao vivo pelo YouYube.
Os participantes tiveram certificação e o evento contou com a presença de Flávio Augusto da Silva, consultor de negócios do Sebrae-SP pela matriz de Franca. Ele, que foi o palestrante, concedeu entrevista ao Jornal O Progresso para falar sobre a proposta do curso realizado, e também da importância da parceria do Sebrae Franca e Sebrae Aqui de Ituverava com a FFCL e a Fajob. “O objetivo é tratar o empreendedorismo com um olhar não só para quem quer montar um negócio, mas também para quem quer aplicar o empreendedorismo na sua vida”, pontuou o consultor de negócios Flávio. “A abordagem é sobre o comportamento empreendedor, seja para montar uma empresa ou para trabalhar o microempreendedorismo e ter mais probabilidade de sucesso, sobretudo nesse cenário que enfrentamos”, destacou em entrevista.
Ele lembrou do atual momento que passamos. “Vivemos um cenário de crise, que mistura crise econômica, política, sanitária etc. Mas se pesquisarmos no Google sobre as crises brasileiras, perceberemos que há infelizmente um resultado bem extenso. Isso porque a necessidade de se reinventar é uma constante”, afirmou. “O segredo e a proposta que trazemos são de colocar o cliente no centro de todo processo de mudança. Uma vez que você gera valor ao seu cliente e facilita a vida dele, e ele entende e percebe o valor, significa que está no caminho correto. Porque mudança só por mudança pode acabar não dando certo”, frisou o consultor do Sebrae.
“A intenção é despertar nos jovens o olhar ao empreendedorismo como um comportamento, por exemplo, aquele que quer montar uma empresa, ter um negócio, procurar emprego, fazer intercâmbio, atuar num projeto etc., então o comportamento empreendedor pode ajudar a ter mais sucesso”, ressaltou Flávio.
Sobre a parceria com as faculdades mantidas pela Fundação Educacional de Ituverava, Flávio enfatizou a importância dessa atitude da instituição ituveravense que sempre abraça as causas que promovem o desenvolvimento social, profissional e pessoal. “O Sebrae é uma entidade que, por promover o empreendedorismo, valoriza muito as parcerias. Então, é fundamental para o trabalho do Sebrae que tenhamos parcerias acontecendo. Quando conseguimos envolvimento do meio acadêmico, estamos em um ambiente de fomento natural às ideias e à discussão. Por isso, essa parceria das Faculdades é duplamente gratificante”, definiu.
“Agradecemos a parceria com a Fundação Educacional de Ituverava, através da FFCL e da Fajob, que é uma instituição que também acredita que podemos levar a palavra do empreendedorismo a quem possa acreditar que pode ser um diferencial para que a vida se torne melhor”, concluiu o consultor do Sebrae-SP, Flávio Augusto.
A palestra também contou com as presenças do diretor da FFCL e Fajob, Doutor Antônio Luís de Oliveira “Toca”, que procedeu à abertura do evento, a diretora do Connext Luciana Moreira Inácio e os consultores do Sebrae Aqui de Ituverava, Fernando Caetano de Souza e Juliana Machado.