Ituverava em Reminiscência #91

Deputado Lineu de Paula Leão

O deputado ituveravense Lineu de Paula Leão (Arena) tem atacado da tribuna da Assembleia Legislativa a especulação existente na Bolsa de Valores. A respeito transcrevemos o artigo do Diário de São Paulo de 25/06/1971: “A Bolsa As afirmações do Sr. João Osório de Oliveira Germano, presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, durante os debates realizados na última terça-feira no plenário da Assembleia, foram contestadas na sessão de ontem pelo deputado Lineu de Paula Leão, que disse ter tido a impressão de que “o conferencista menosprezou a capacidade de pensar ou que os deputados não conhecem economia”.

Acrescentou que, na condição de economista e de homem público, levantou naquela ocasião “fatos que, contrariamente às afirmações do presidente da Bolsa, poderão prejudicar e muito a boa política econômica que vem sendo efetuada pelo Governo Federal, invalidando seus esforços para o desenvolvimento do país”.

Entende que os que estudam os fenômenos estão observando com preocupação os fatos que se desenvolvem em volta da especulação desenfreada existente atualmente na Bolsa de Valores de São Paulo. Ressaltou estar pronto a defender junto a qualquer entidade ou homem público seu ponto de vista sobre os aspectos perniciosos da atual euforia no mercado de ações.

Afirmou ainda que “a especulação existente atualmente na Bolsa não propicia qualquer aceleração da produção de riquezas e está provocando o renascimento da mentalidade inflacionária existente até há pouco no país. Está também prejudicando as demais atividades econômicas e provocando a queda dos empreendimentos agropecuários, sustentáculo da economia brasileira, além de elevar a taxa inflacionária que deverá acentuar-se de modo assustador num futuro próximo”. Finalizou: “O Governo Federal não poderá ficar omisso à solução do problema. Tomando as necessárias providências para diminuir a especulação estará resguardando os interesses da economia global do país”.

*O economista Dr. Lineu de Paula Leão, ituveravense que teve mandato de deputado estadual, pessoa que muito honra nossa comunidade, representando a cidade no Legislativo Paulista. Está entre as pessoas que muito contribuiu pelo desenvolvimento de Ituverava, da região e do estado de São Paulo. A ele, amigo do colunista Celso, do fundador deste jornal Cleso (in memoriam) e dos atuais diretores e colaboradores, nossos desejos de saúde e felicidades.