Depois de um longo período de estiagem, o município de Ituverava registrou dias de chuva nas últimas semanas. No entanto, como o nível do Rio do Carmo, principal fonte de abastecimento de água do município, foi muito afetado pela estiagem e pela alta no consumo de água, a população deve continuar economizando e evitando desperdícios.
Até o momento, o racionamento de água no município, intercalado por bairros em dias pares e ímpares, segue até o dia 30 de outubro. Mesmo com as chuvas e com o racionamento, é necessário que a população faça o uso consciente da água.
A população deve adotar pequenos hábitos, como: fechar a torneira para lavar a louça; fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba; racionar água ao lavar o quintal e também as roupas; evitar lavar calçadas e veículos; e diminuir o uso de água ao tomar banho.
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ituverava está fiscalizando e notificando quem desperdiçar água, conforme a Lei Municipal nº4301/14, e também quem tem ligações clandestinas ou sem hidrômetros.
O superintendente do SAAE, Paulo Antônio Souza, falou sobre o uso consciente de água. “O Brasil vive a maior crise hídrica registrada no país, e infelizmente todos nós estamos sendo muito afetados. No entanto, se todos nós fizermos a nossa parte, em breve solucionaremos essa situação. Por isso, contamos com o apoio e colaboração de todos, economizando água e evitando desperdícios”, explica Paulo.