Saúde promove ações em conscientização ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria Municipal de Saúde aderiram à Campanha Outubro Rosa, que tem o intuito de promover a conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. O movimento da Campanha Outubro Rosa, sobre a conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada todos os anos, com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar sobre a câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres e a principal causa de morte por tumor no Brasil e no mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2021 é de 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando assim as chances de cura e tratamento. Por isso, é fundamental que todos estejam conscientes da importância do diagnóstico precoce. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Para aumentar a conscientização da população sobre a doença e solucionar dúvidas, a Secretaria da Saúde promoverá uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, tendo, durante todo o mês trabalhos intensificados em prol da saúde da mulher.

As Unidades de Saúde do município farão um horário estendido de atendimento para as mulheres das 08h às 19h, com orientações em sala de espera, coleta de exame preventivo (Papanicolau), avaliação das mamas para rastreamento e detecção precoce de câncer de mama e colo do útero.