Ituverava em Reminiscência #89

Inaugurada solenemente a Maternidade do Hospital Beneficente “São Francisco de Assis”

Lançamento da pedra fundamental da Capela do Hospital

Autoridades presentes na Solenidade realizada na Sociedade Beneficente São Francisco de Assis em Ituverava

Cidade de Ituverava

Por Moacir França

17/07/1949

Com toda a solenidade e presididas pelo Sr. Dr. Getúlio Lima Júnior, digníssimo Diretor da Divisão de Organização e Cooperação do D. N. C., especialmente convidado para esse fim, e com a presença de autoridades locais, do clero e de pessoas gradas dessa cidade e representantes das cidades vizinhas, da imprensa etc.: realizaram-se ontem às 9:30h, oficialmente, as solenidades de inauguração da Maternidade do Hospital Beneficente “São Francisco de Assis”, desta cidade. A Diretoria do hospital organizou e executou o programa que teve a seguinte ordem: Inicialmente, pelo Revmo. Monsenhor João Rulli, zeloso vigário da Paróquia, foi lançada a pedra fundamental da Capela “São Francisco de Assis”, tendo o mesmo proferido um belo improviso. Enaltecendo, desta forma, o trabalho da Diretoria do Hospital, como também da obra que vem de ser iniciada sob os melhores auspícios. Paraninfaram este ato o Sr. Dr. Frederico Marques, ministro do Tribunal de Contas em São Paulo; e o Sr. João Ataíde de Souza, prefeito municipal. Precedendo a inauguração oficial da Maternidade, falou em nome da Direção do Hospital e dando as boas-vindas ao Dr. Getúlio Lima Jor., para esse ato especialmente convidado, e que acedeu gentilmente ao convidado, o Sr. Dr. Georgides Gonçalves, ilustre e dedicado diretor clínico do Hospital.

Terminada a oração do ilustre clínico acima, pelo Dr. Getúlio Lima Júnior foi cortada a fita simbólica, recebendo o pavilhão da maternidade as bênçãos proferidas pelo venerando Mons. João Rulli, que também usou a palavra. Após esse ato, o ilustre visitante, que manifestava patente satisfação ao ver realizada essa grande obra de caridade, que é orgulho do povo de Ituverava e que hoje conta com um hospital e uma maternidade  a serviço da população, prometendo continuar a prestigiar a entidade.

Em prosseguimento, no salão do novo Pavilhão, foram inaugurados os retratos dos Srs. Dr. Ademar de Barros, DD. Governador do Estado, Dr. José Aníbal Soares de Oliveira, abnegado médico e que foi um dos diretores clínicos da nossa entidade de caridade, sendo assistente do primeiro parto, de uma indigente e outros tantos e relevantes serviços prestou e vem prestando à classe pobre. Também o Sr. Moacir França, provedor daquela instituição e que há mais de um lustro vem prestando valioso serviço ao Hospital. Foram inauguradas custosas placas, sendo uma dedicada às autoridades e aos inesquecíveis Dr. Fernando Costa e D. Anita Costa, e a outra a este jornal (Cidade) em reconhecimento às campanhas encetadas em favor de uma causa santa, qual seja a da construção do referido hospital. Falou nesse ato, em nome da Diretoria, saudando os homenageados o Sr. Newton Silva, tesoureiro do hospital, que proferiu um brilhante discurso. Descerrou a bandeira que cobria os retratos e placas o Sr. Dr. Frederico Marques, ora nesta cidade.

Em agradecimento, usaram da palavra os Srs. Dr. Soares de Oliveira, Sergino Contart, em nome do Sr. Humberto França (diretor do jornal A Cidade) o Sr. Moacir França, que agradeceu aos homenageados e ao povo pela contribuição dada à conclusão daquela casa de caridade, um orgulho de nossa gente a serviço da pobreza. Terminadas as solenidades, foram franqueadas ao público para visita todas as dependências do Hospital, que causou a mais bela das impressões aos visitantes. Aqui deixamos, mais uma vez, assinalados os nossos sinceros parabéns a atual Diretoria, bem como as demais que ali prestaram seus serviços como também ao culto e caridoso povo de Ituverava, por mais essa realização que demonstra o nível elevado de civilização de sua gente.