Inaugurada solenemente a Maternidade do Hospital Beneficente “São Francisco de Assis”
Lançamento da pedra fundamental da Capela do Hospital

Cidade de Ituverava
Por Moacir França
17/07/1949
Com toda a solenidade e presididas pelo Sr. Dr. Getúlio Lima Júnior, digníssimo Diretor da Divisão de Organização e Cooperação do D. N. C., especialmente convidado para esse fim, e com a presença de autoridades locais, do clero e de pessoas gradas dessa cidade e representantes das cidades vizinhas, da imprensa etc.: realizaram-se ontem às 9:30h, oficialmente, as solenidades de inauguração da Maternidade do Hospital Beneficente “São Francisco de Assis”, desta cidade. A Diretoria do hospital organizou e executou o programa que teve a seguinte ordem: Inicialmente, pelo Revmo. Monsenhor João Rulli, zeloso vigário da Paróquia, foi lançada a pedra fundamental da Capela “São Francisco de Assis”, tendo o mesmo proferido um belo improviso. Enaltecendo, desta forma, o trabalho da Diretoria do Hospital, como também da obra que vem de ser iniciada sob os melhores auspícios. Paraninfaram este ato o Sr. Dr. Frederico Marques, ministro do Tribunal de Contas em São Paulo; e o Sr. João Ataíde de Souza, prefeito municipal. Precedendo a inauguração oficial da Maternidade, falou em nome da Direção do Hospital e dando as boas-vindas ao Dr. Getúlio Lima Jor., para esse ato especialmente convidado, e que acedeu gentilmente ao convidado, o Sr. Dr. Georgides Gonçalves, ilustre e dedicado diretor clínico do Hospital.
Terminada a oração do ilustre clínico acima, pelo Dr. Getúlio Lima Júnior foi cortada a fita simbólica, recebendo o pavilhão da maternidade as bênçãos proferidas pelo venerando Mons. João Rulli, que também usou a palavra. Após esse ato, o ilustre visitante, que manifestava patente satisfação ao ver realizada essa grande obra de caridade, que é orgulho do povo de Ituverava e que hoje conta com um hospital e uma maternidade a serviço da população, prometendo continuar a prestigiar a entidade.
Em prosseguimento, no salão do novo Pavilhão, foram inaugurados os retratos dos Srs. Dr. Ademar de Barros, DD. Governador do Estado, Dr. José Aníbal Soares de Oliveira, abnegado médico e que foi um dos diretores clínicos da nossa entidade de caridade, sendo assistente do primeiro parto, de uma indigente e outros tantos e relevantes serviços prestou e vem prestando à classe pobre. Também o Sr. Moacir França, provedor daquela instituição e que há mais de um lustro vem prestando valioso serviço ao Hospital. Foram inauguradas custosas placas, sendo uma dedicada às autoridades e aos inesquecíveis Dr. Fernando Costa e D. Anita Costa, e a outra a este jornal (Cidade) em reconhecimento às campanhas encetadas em favor de uma causa santa, qual seja a da construção do referido hospital. Falou nesse ato, em nome da Diretoria, saudando os homenageados o Sr. Newton Silva, tesoureiro do hospital, que proferiu um brilhante discurso. Descerrou a bandeira que cobria os retratos e placas o Sr. Dr. Frederico Marques, ora nesta cidade.
Em agradecimento, usaram da palavra os Srs. Dr. Soares de Oliveira, Sergino Contart, em nome do Sr. Humberto França (diretor do jornal A Cidade) o Sr. Moacir França, que agradeceu aos homenageados e ao povo pela contribuição dada à conclusão daquela casa de caridade, um orgulho de nossa gente a serviço da pobreza. Terminadas as solenidades, foram franqueadas ao público para visita todas as dependências do Hospital, que causou a mais bela das impressões aos visitantes. Aqui deixamos, mais uma vez, assinalados os nossos sinceros parabéns a atual Diretoria, bem como as demais que ali prestaram seus serviços como também ao culto e caridoso povo de Ituverava, por mais essa realização que demonstra o nível elevado de civilização de sua gente.
