Racionamento de água em Ituverava terá início dia 30 de setembro

Diante da maior crise hídrica do país, a partir de quinta-feira, dia 30 de setembro, a Prefeitura de Ituverava e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ituverava (SAAE) iniciarão o racionamento de água em Ituverava.

Devido à falta de chuvas consideráveis; ao nível baixo do Rio do Carmo; às altas temperaturas; e ao consumo excessivo de água, será necessário o racionamento para reforçar o nível dos reservatórios apoiados do município.

Desde o início do ano, o SAAE vem realizando ações para manter a distribuição de água para toda a população, monitorando diariamente o abastecimento de água e conscientizando a população sobre a necessidade de economia de água. No entanto, com a diminuição de 80% do nível normal do Rio do Carmo será adotado o racionamento, assim como em diversas cidades da região que já adotaram essa medida.

O racionamento em Ituverava foi dividido em dois setores. No setor I, o racionamento será realizado em dias pares, e no setor II em dias ímpares. O racionamento será realizado das 13h às 17h, do dia 30 de setembro ao dia 30 de outubro, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

O SAAE e a Prefeitura de Ituverava reforçam ainda que, mesmo com o racionamento, é necessário que a população esteja consciente e evite desperdícios de água. A população deve adotar pequenos hábitos, como: fechar a torneira para lavar a louça; fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba; racionar água ao lavar o quintal e também as roupas; evitar lavar calçadas e veículos; e diminuir o uso de água ao tomar banho.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ituverava fiscalizará e notificará quem desperdiçar água, conforme a Lei Municipal nº4301/14, e também quem tem ligações clandestinas ou sem hidrômetros.

Confira os setores e bairros no cronograma abaixo.