Secretaria Municipal da Educação se prepara para o SAEB 2021

Tendo em vista a proximidade do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a Secretaria Municipal da Educação de Ituverava, junto a todos os professores de 5º e 9º anos do ensino Fundamental I e II anos, realizou uma reunião no dia 13 de setembro na Escola Humberto França.

O Saeb, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país. A partir de 2018, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem os critérios determinados terão seu Ideb calculado.

O índice é divulgado a cada dois anos. Com o encerramento da divulgação do resultado ENEM por escola, a população terá uma avaliação mais precisa das instituições de ensino brasileiras. Por meio desse indicador, as escolas podem formular (ou reformular) seu Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à “melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino”, segundo o portal do Inep.

A partir de 2022, a prova do Saeb passará a ser anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, todos os alunos, das redes públicas e privadas, serão avaliados. Com a ampliação das provas, a ideia é ter informações mais precisas e por escola e com isso fazer intervenções pedagógicas em um menor espaço de tempo.

Durante a reunião com os professores, foi apresentado o índice do município, bem como de cada unidade escolar, com suas respectivas metas para esse ano (2021) e plano de ação, dentre eles a reunião de pais e a busca ativa de alunos para o retorno às aulas presenciais. A fim de orientar o trabalho pedagógico dos alunos que serão avaliados, foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação um material em formato de apostila, com os descritores de Língua Portuguesa e Matemática, para uma retomada das habilidades trabalhadas durante o percurso do Ensino Fundamental.

A secretária da Educação, Renata Ribeiro Sandoval Pagotto, falou sobre o trabalho realizado. “Estamos empenhados em melhorar o IDEB de nosso município, e por isso estamos realizando ações para auxiliar os professores e alunos. Quero agradecer a dedicação de todos que estão nos apoiando nesse momento”, declara Renata.