Santa Casa em Movimento

No ano de 2016, nascia um novo sonho para a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava. Estudos apontavam um esgotamento nas unidades portadoras de serviços oncológicos, além disso, um aumento substancial nas taxas de incidência de doenças oncológicas, tanto no mundo, como no Brasil e consequentemente em nossa região não seria diferente.

Diante desses fatos, sementes foram lançadas para a criação de uma nova Santa Casa, voltada para o atendimento oncológico. Desde então, muito trabalho (especialmente do Sr. Engenheiro Luiz Carlos Rodrigues – Busa), que abraçou esta causa com muita intensidade, juntamente com a Diretoria Executiva representada pelo presidente, Sr. Bruno Baldo Filho.

Assim, muito trabalho, muitas conversas, muitas buscas que culminaram em fevereiro de 2017, aconteceu germinações de primeiras sementes. Reúne-se 57 pessoas entre Conselheiros, Diretoria, Prefeito atual e ex-prefeito da época, pessoas da sociedade, em uma assembleia geral extraordinária, para tratar de aprovações de doações de terrenos a ser recebidos pela Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, cuja os doadores são membros de família ituveravense, proprietários da Fazenda Pouso Alto, Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur e seu esposo José Antônio Jabur (popular Dodô), Pedro Valter de Oliveira e sua esposa Débora Fernanda Barbosa de Oliveira, Marilda Ribeiro Tanajura Batista e seu esposo José Roberto Marçal Batista.

Com a pandemia, houve um adiamento do trabalho, porém, felizmente em 20/08/2021 inicia uma nova história. Realizou-se assembleia geral extraordinária, na residência do Sr. Presidente do Conselho, engenheiro Luiz Carlos Rodrigues (Busa), localizado à Rua Cap. Procópio Martins de Oliveira, 283, (devido ao protocolo da pandemia). Assim, neste evento, a doação de 12.000m² foi recebida formalmente, diante da escritura lavrada, a Santa Casa dará prosseguimento ao projeto (Início da construção da Nova Unidade da Santa Casa, para atendimento oncológico já denominada Sueli Rodrigues).

Em breve, será lançada uma enquete para que toda a população do município e região possa participar, com opinião, sugestão para essa nova jornada da Santa Casa, esperando contar com o apoio de todos. A alegria desse acontecimento foi geral, pois há muito tempo a Santa Casa não recebia doações desse montante, o que nos remete aos tempos de Ms. João Rulli que com muita força, reuniu a comunidade e criou a Santa Casa de Ituverava, de onde ele estiver, estará orgulhoso e feliz por ela.

Representando a família doadora, a professora Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur falou sobre a doação e o projeto da Santa Casa. “Sobre a doação da terra, ela já havia sido feita há alguns anos e nós sempre desejamos como todos os ituveravenses, que a Santa Casa prospere. Nossa família fica nesse momento especialmente feliz em saber sobre o projeto Oncológico, que irá beneficiar tantas pessoas. E temos certeza que nossos pais e avós, os primeiros proprietários da fazenda também estão felizes com nossa decisão, bem como a com expansão da Santa Casa, que tanto benefícios irá trazer ao município e sua região. Que Deus proteja a Santa Casa e nossa Ituverava!”, declarou Ana.