Curso de Enfermagem realiza testes de COVID-19 na população

No sábado, dia 21 de agosto foi realizado na Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda) de Ituverava testes de COVID-19 na população do município. O evento foi organizado pela coordenadora do Curso de Enfermagem da Fafram, a enfermeira Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda, que juntamente com as docentes Jéssica Careta, Maria Gabriela Gontijo, Fernanda Marelli e a técnica de enfermagem Alessandra Eusébio, e os alunos do 4º ciclo de Enfermagem realizaram a testagem em 323 pessoas que compareceram no local no sábado passado. Foi elaborado um fluxo de atendimento juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, onde os pacientes positivos foram orientados e encaminhados para a Central de COVID-19 instalada no município, sendo estes casos notificados a Vigilância Epidemiológica.

“Sabemos que a testagem em massa tem o objetivo de identificação de casos suspeitos, permitindo o encaminhamento precoce aos serviços de saúde; como também o isolamento destes, evitando a transmissão para outras pessoas”, afirmou a coordenadora Andreza.

Segundo a coordenadora, as vantagens na execução dos testes consistem em não exigir uma estrutura laboratorial complexa, podem ser executados facilmente por profissional da Saúde capacitado e o resultado liberado entre 10 a 20 minutos após a execução do procedimento. Desta forma, os testes rápidos para verificação de anticorpos podem facilitar o rastreamento dos contatos, vigilância sorológica local, regional, estadual e nacional, ou seja, um levantamento epidemiológico, o rastreio de pessoas assintomáticas e a identificação de quem já teve contato com o vírus e, portanto, pode ser imune – se houver de fato imunidade protetora gerada.

Ela explica, no entanto que a exclusão do diagnóstico de COVID-19 não deve ser feita apenas com avaliação de resultados de testes rápidos, pois no caso de um estágio inicial da infecção, falsos negativos são esperados, em razão da ausência ou de baixos níveis dos anticorpos na amostra. O evento faz parte das ações de combate à COVID- 19 no município e os testes foram doados pelo Sindicato Rural de Ituverava associado à FAESP/ SENAR. (Federação de Agricultores do Estado de São Paulo) e (Serviço Nacional Rural).