Centro de Atendimento à COVID-19 teve início em Ituverava

A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria Municipal de Saúde deram início ao funcionamento do Centro de Atendimento à COVID-19 em Ituverava. O projeto foi idealizado a fim de ser mais uma ferramenta no enfrentamento da COVID-19 no município, já que a pandemia causada pela doença ainda não acabou. Na primeira semana, foram atendidos, em média, cerca de 50 pacientes por dia no Centro de Atendimento à COVID-19.

O Centro de Atendimento à COVID-19 é uma continuação e avanço ao trabalho que já é realizado nas Unidades de Saúde do município. No entanto, com essa novidade, a população contará com um local para atendimento exclusivo, localizado na área central da cidade e facilidade para todos os bairros.

No Centro de Atendimento à COVID-19 em Ituverava estão sendo realizadas: consultas médicas, consultas de enfermagem, testagem de COVID-19, soroterapia, medicação, monitoramento dos casos positivos e seus familiares e contactantes, entre outros procedimentos. Caso haja necessidade, os casos graves de COVID-19 continuarão sendo referenciados à Santa Casa de Misericórdia de Ituverava. Além disso, em breve, será implantando também atendimentos de fisioterapia e psicologia, voltados para a recuperação pós-COVID-19, a fim de minimizar as complicações e possíveis sequelas decorrentes da doença.

Um dos principais benefícios do Centro de Atendimento à COVID-19 é também a diminuição do fluxo de circulação de pessoas sintomáticas nas Unidades de Saúde, evitando assim a transmissão cruzada de pacientes, uma vez que os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 estão sendo atendimentos em um único local.

O prefeito Luiz Araújo agradeceu os profissionais que atuam no Centro de Atendimento à COVID-19. “Estamos vivendo tempos difíceis devido à pandemia, e nesse momento precisamos ressaltar a importância desses profissionais que estão na linha de frente e atuando diariamente no atendimento da população. Por isso, quero parabenizar e agradecer todos os profissionais do Centro de Atendimento à COVID-19. Que Deus abençoe esse local e o trabalho de cada um”, declara o prefeito.