Jornal O Progresso de Ituverava, com muito orgulho: 38 anos

No sábado, 1° de maio, foi feriado nacional pelo Dia do Trabalhador. Nesta data também comemoramos o aniversário do Jornal O Progresso. Especialmente neste ano de 2021, estamos completando 38 anos de circulação semanal ininterruptos.

38 anos de muito trabalho, de um início de muita dificuldade, que perdura até hoje, sobretudo nos tempos em que a informática “parece” tomar conta de tudo. Parece… porque todos têm seus aparelhos celulares com milhares de possibilidades de informações, embora poucos utilizem para isso. Enfim, já comprovamos que a concorrência faz bem para a saúde, te faz acordar mais cedo, dedicar-se mais e tentar ser melhor a cada dia, superar ou ser superado. Nada glamoroso nem desastroso, mas nos incentiva a continuar a batalhar dia após dia.

Ainda que não reconhecida por alguns pouquíssimos, são aquelas milhares de pessoas que numa cidade de 40 mil habitantes nos incentivam a continuar, a concorrer até com os veículos eletrônicos. Não há como não reconhecer que a internet, com o advento das redes sociais, mudou a rotina das redações. Em especial ao jornal semanal. Contudo, aumentou-se a responsabilidade de uma das instituições mais confiáveis do brasileiro chamada “imprensa escrita”.

A notícia muitas vezes já percorreu, mas foi esta mesma velocidade que fez aumentar a responsabilidade dos profissionais de comunicação em checar, apurar e procurar saber a verdadeira realidade, visto que o campo eletrônico ainda é, sem dúvida, 90% poluído por Fake News ou maldades de quem não teve um preparo ou não tem uma experiência para distinguir o joio do trigo, no que se refere à pauta jornalística.

Jamais serão esquecidos os fundadores deste jornal, Cleso Barbosa da Silva, que ficou por 29 anos no seu comando, exatamente até maio de 2012; e Manuel Simão Moreira (Nenê, o inesquecível arqueiro do Clube Atlético Paulistano do Largo do Rosário com muito orgulho para nós), grande parceiro no início de jornada e que continua sendo um de nossos grandes amigos e maiores incentivadores lá por Ribeirão Preto-SP, e Clesão ou Geléia do Oriente Eterno ao lado do Grande Arquiteto do Universo, ainda cuidando de tudo ao lado do nosso verdadeiro Chefe.

Arquitetura que, aliás, remete ao tempo dos tipos móveis até os atuais programas de computadores na montagem das páginas de um jornal. O mais importante deste tempo todo foi não perder a esperança de semana em semana, produzir um jornal semanário com muito orgulho na cidade que inspirou sua empresa editora: Salto Belo Editora Gráfica e Publicidade Ltda.-ME de pé desde 1974 e que é responsável pelo Jornal O Progresso desde a primeira edição de maio 1983.

Não podemos deixar aqui, neste momento de grandíssima dificuldade, de agradecer a todos que nos confiam, sejam com suas assinaturas semestrais, anunciantes fiéis e esporádicos, leitores que buscam nos parceiros de bancas e pontos de vendas nos bairros todos os sábados: nosso muito obrigado. Nossa gratidão eterna aos colaboradores voluntários que escrevem sobre temas variados, funcionários da redação, criação, pré-impressão, impressão e entrega.

Por outro lado, temos que ser verdadeiros e reconhecer que o Brasil como um todo passa o pior momento da sua história. Não na política, pois sobrevivemos a episódios mais desastrosos, mas no que somos mais frágeis: a Saúde. Se neste dia especial para nós por nosso aniversário, pudéssemos pedir ao Soberano um presente, seria o fim desta pandemia, que assola todo país, deixa marcas profundas em famílias (como a nossa) que perderam, continuam com risco e medo de perder seus entes queridos, e que ainda está provocando a mais cruel de todas as mortes, a de fome e de miséria e o desemprego em massa. Outras três pandemias que merecem ser observadas de perto também pelas autoridades.

Então, com toda simplicidade e humildade de quem nos conhece, quem teve convivência com Cleso Barbosa e toda família Progresso, que nos deixou esta maior herança que é a simplicidade e honestidade gostaríamos de pedir aos amigos para que aproveitemos o feriado, mesmo no sábado, para descansar e refletir… E no aniversário do Jornal O Progresso, humildemente queremos pedir: façamos uma corrente de orações pela população mundial e em especial ao povo da nossa Ituverava e do Brasil e, que sem apontar culpados – deixamos isso para quem tem competência para fazer e talvez nem exista culpado – para que encontremos o fim da doença mais devastadora de todos os tempos.

Que Deus possa nos ajudar a prosseguir trabalhando, gerando nossos sete empregos e atendendo quem nos confia, pois todo nosso material gráfico é produzido em equipamentos próprios, garantindo segurança ao assinante que recebe um material produzido na cidade e não circulou em transportadoras vindo de cidade em cidade. Deixamos aqui nossa profunda homenagem a todos que um dia passaram por nossas vidas, pedindo: se cuidem, fiquem em casa se puderem, olhem para os mais velhos, sigam as recomendações dos médicos e da Ciência e, por fim, não percam oportunidade quando chegar sua vez: Vacina Sim!.

Desculpa se prolongamos, se convergimos em algo da sua opinião, mas que o Supremo Arquiteto possa abençoar todos os lares de Ituverava e proteger a todos. Nisso, todos concordamos em estarmos unidos independente de qualquer crença, opção política, religiosa ou raça – no jargão popular – pois para nós nunca existiu diferenças. Somos todos brasileiros, ituveravenses e principalmente irmãos perante a Deus, mais ainda para quem tem o prazer de morar na melhor cidade do mundo, que nos acolhe e faz todo mundo conhecer todo mundo e assim sermos uma grande família. Um abraço “impresso” a todos, em especial aos irmãos ituveravenses, contem conosco sempre. Oremos e acreditem: Vamos vencer todos juntos!

Publicidade