O Jornal O Progresso completou dia primeiro de maio de 2020, 37 anos de circulação, com total de 1.771 edições semanais ininterruptas desde o ano de 1983, quando foi fundado por Cleso Barbosa da Silva, que foi diretor de 1983 a 2012 e Manoel Simão Moreira então proprietários da Salto Belo Editora Gráfica e Publicidade Ltda., empresa fundada no ano de 1975.
Neste período de existência, desde a confecção por tipografia a linha editoral prossegue com o mesmo ideal de levar a informação confiável para o leitores e assinantes. Sobrevivendo aos diversos contratempos da história da economia brasileira, enfrentando os problemas do município em conjunto com toda população.
O jornal se reserva em cumprir a sua missão de apresentar as notícias de forma real e verdadeira, proporcionando a formação de opinião para o próprio leitor diante dos fatos do cotidiano ituveravense.
Neste ano de 2020, no entanto, assim como toda população brasileira, passamos pelo período mais crítico da história do país desde 1983, quando saiu nosso primeiro exemplar. Em meio a tantos desafios, o diferencial da credibilidade é o combustível que nos mantêm vivos em meio à concorrência com meios digitais, por exemplo, ambiente ainda muito contaminado pelas falsas notícias, também conhecidas como Fake News.
Nestes 37 anos, assistimos o fim da era militar, a morte do primeiro presidente civil, após o Regime, sem assumir o cargo maior da República Federativa do Brasil, cabendo ao então vice-presidente conduzir a transição do militarismo para a democracia e concomitante aos modelos de governo, tivemos implantações de planos econômicos diversos até chegarmos ao Real.
Vimos o primeiro presidente eleito pelo voto do povo após o período de ditadura miliar. Testemunhamos dois impeachments de presidentes. Partidos de ideologias diferentes chegarem ao poder entre um professor intelectual e um metalúrgico de alto carisma, a primeira mulher e enfim chegamos a um militar eleito democraticamente pelo voto popular movido pelo sentimento de colocar ordem na casa.
Deixando a política nacional para os veículos de comunicação de alcance maior, voltamos para a municipal, que também mudou neste anos todos.
De 1983 a 2020, um prefeito conhecido como “vencedor de eleições” faleceu e assumiu o então vice. Depois tivemos dois prefeitos em sequência do mesmo partido. Aquele vice que assumiu anteriormente voltou como prefeito e ficou dois mandatos consecutivos. Seu sucessor também ficou oito anos. Um novato na política conquistou a simpatia popular e foi prefeito por um mandato e agora primeira mulher na história do município está na chefia do Executivo Municipal há quase quatro anos.
Se tudo correr bem, este ano teremos novas eleições municipais e com elas novas páginas da história ituveravense serão vividas e estaremos aqui para contá-las.
O Jornal O Progresso, com seus hoje 37 anos de existência, por acreditar na cidade, possui sede própria e oficina gráfica com equipamentos modernos que cumprem a demanda de confeccionar o jornal da casa e também prestar serviços para terceiros de toda região.
O grande desafio, porém, neste 37º aniversário é contribuir com a população na guerra contra um vírus que está vitimando pessoas e seus efeitos podem ser drásticos afetando também a economia do município, do Estado, do país e mundial.
A função do Jornal neste momento é cumprir o seu mister de levar a informação correta para que todos estejam cientes de como proceder neste momento, sobretudo, naquilo que podemos conscientizar como medidas de prevenção, pois é a única forma de enfrentar a pandemia da Covid-19, até que os estudiosos da ciência encontrem a vacina e quiçá a cura.
Agradecemos a todos que estão compreendendo este momento difícil para todos nós, todavia na certeza de que estaremos nos esforçando ao máximo para aqueles que nos confiaram durante todo este tempo, nos ajudaram a sobreviver no meio de tantas intemperes e que agora vamos juntos encontrar soluções, sempre através das notícias reais para que os leitores tenham o material para criar suas próprias opiniões e possam decidir o melhor para todos, e que neste momento nossas autoridades tenham sabedoria para decidir o melhor para a saúde e para economia ituveravense e brasileira. MUITO OBRIGADO A TODOS.