A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava viveu, na terça-feira, 10 de fevereiro, um dia histórico logo pela manhã, quando foi realizado o primeiro exame de hemodinâmica da história do hospital.
Neste primeiro dia, foram realizados quatro exames, e outros quatro estavam programados para quinta-feira, dia 12, marcando o início de um novo serviço que vai beneficiar diretamente a população de Ituverava e todos os municípios da região, onde Santa Casa é hospital de referência.
A hemodinâmica é um exame fundamental para o diagnóstico e o tratamento de doenças do coração, permitindo um atendimento mais rápido e eficaz, principalmente em casos graves, como o infarto
Essa conquista só foi possível graças ao esforço conjunto do Conselho de Administração presidido pelo Engenheiro Luiz Carlos Rodrigues “Busa”, da Diretoria Administrativa presidida por Bruno Baldo Filho, do Diretor Técnico e membro do Corpo Clínico Dr. Gonçalves Dias além do trabalho dedicado de todos os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, colaboradores e funcionários da Santa Casa, que atuam diariamente com compromisso, responsabilidade e cuidado com a vida.
“Com esse avanço, a Santa Casa de Ituverava amplia sua capacidade de atendimento, reduz a necessidade de transferências para outros municípios e reforça seu papel como referência regional em saúde, sempre investindo em qualidade, estrutura e pessoas”, declarou o diretor técnico Dr. Gonçalves.
Para tanto, a Santa Casa investiu em um equipamento de hemodinâmica, Azurion 7, considerado o mais moderno existente no Brasil e também na área física com modernas instalações.
A equipe da Hemodinâmica passou por treinamento técnico especializado ministrado por profissionais da Philips, fabricante do equipamento instalado na instituição.
A capacitação envolveu operação do sistema, protocolos de segurança radiológica e integração multiprofissional, garantindo que os procedimentos sejam realizados com alto padrão técnico, segurança e eficiência.
Equipamento é considerado o mais moderno do Brasil

O Azurion 7, equipamento de hemodinâmica adquirido pela Santa Casa de Misericórdia de Ituverava é composto de uma Plataforma de terapia guiada por imagem de última geração que permite realizar procedimentos intervencionistas com alta precisão, fluidez e controle.
Projetado para suportar intervenções cardíacas, vasculares, neurovasculares e outros exames hemodinâmicos complexos, possibilita controle integrado de aplicações (imagens, medições, ferramentas intervencionistas) a partir de uma única tela sensível ao toque próxima à mesa, reduzindo a necessidade de sair do campo estéril.
Entre os seus recursos principais estão a geração de imagens de alta qualidade, através de Detectores planos de 12 ou 20 polegadas que oferecem alta resolução e amplo campo de visão, essenciais para visualizar anatomias complexas como a árvore coronariana em uma única aquisição. Além de ser compatível com ferramentas avançadas de visualização 3D e mapas dinâmicos que ajudam a guiar cateteres e dispositivos durante a intervenção.
Nova Sala cumpre diversas exigência para funcionamento

Para realização do projeto, no entanto, foi necessária também investimento pesado na construção de um espaço para Hemodinâmica cumprindo as diversas exigências como critérios estruturais, elétricos, climatização, radioproteção e fluxo assistencial rigorosos para iniciar seu funcionamento.
O ambiente foi aprovado para realização dos procedimentos necessários, favorecer a atuação dos profissionais, conforto para os pacientes e abrigar os modernos equipamentos.
Equipado com Arco em C (monoplano ou biplano), Mesa radiotransparente, Monitorização multiparamétrica, Sistema hemodinâmico, Injetor automático, Bomba de contraste e carrinho de emergência, o novo setor é dotado ainda com Sala de Comando, Recuperação pós-procedimento (com leitos monitorizados, oxigênio e aspiração), sala de apoio e Blindagem radiológica.
Para ter uma ideia da segurança do local, a blindagem foi calculada por físico médico habilitado, com laudo e ART, incluindo paredes com chumbo (espessura variável), porta plumbífera, Vidro plumbífero na sala de comando, Proteção no teto e piso e Memorial de cálculo aprovado pela vigilância.
Composto também Sistema Elétrico compatível, climatização, piso e parede apropriados entre outros, contando ainda com localização estratégica (próximo a UTI), previsão para expansão (biplano futuro), sustentação financeira, contrato de manutenção preventiva e treinamento contínuo da equipe.