A Sicredi Aliança Paraná/São Paulo realizou na noite de segunda-feira, dia dois de fevereiro mais uma Assembleia anual em Ituverava. O evento contou com a presença do presidente da cooperativa Fernando Fenner e foi considerado um sucesso com a presença de 451 associados.
A abertura foi proferida pelo gerente da agência local Rafael Cardoso dos Santos e contou com as presenças de todos colaboradores da cidade. A assembleia também contou com as explanações do gerente regional de desenvolvimento Moacir Dupont.
Também estiveram presentes o presidente da APAE, Flávio Cesar de Oliveira, o presidente da AFMI José Antônio Cardoso, o presidente da ACII Gerson Fontebassi da Silva, o presidente do Abrigo de Idosos Gustavo dos Santos Cardoso e o vice-diretor executivo da Fundação Educacional de Ituverava Dr. Luiz Miguel Ribeiro Moyses.
Na oportunidade foram apresentados o balanço da cooperativa, explicando qual foi o seu resultado e o seu crescimento em 2025. Abordado também sobre distribuição e como os associados terão acesso aos resultados.
O terceiro item foi aprovação do Fundo de Assistência Técnica e quarto assunto que foi o Fundo Social, onde o Sicredi vai destinar parte de seu resultado para projetos sociais em cada uma das comunidades.
Ituverava, portanto, terá o seu valor para utilizar e os projetos poderão ser inscritos a partir do dia 10 de março diretamente na agência pelas instituições da cidade.
“O resultado da Cooperativa em 2025 foi superior ao de 2024 e foi surpreendente porque na metade do ano estávamos com resultado menor devido a alta da inadimplência e a questão de uma norma contábil internacional que mudou a forma de cooperativas fazer gestão de risco, mas fechamos o ano com R$ 96 milhões de resultado e destes R$ 42 milhões estão retornando para associados”, afirmou o presidente Fernando Fernner.
“Nós crescemos do ano passado para este ano em torno de 23%, o que se deve bastante ao Estado de São Paulo. No Paraná a cooperativa já está bem consolidada e já tem os negócios com participação bem grande de mercado”, destacou.
“Cada agência que abrimos e até mesmo aquelas que estão a mais tempo como de Ituverava nós continuamos crescendo, foi um ano muito bom, chegamos a 123 mil associados e, há pouco tempo falávamos que a meta era de chegar a 100 mil”, declarou o presidente.
“Resumindo, foi um ano bom, ano que crescemos bastante em depósitos e menos em carteira de crédito, visto a taxa alta de juros e as pessoas se retêm um pouco para acessar a empréstimos, mas foi um ano de bastante crescimento e que a cooperativa conseguiu todos os objetivos traçados”, afirmou Fenner.
O presidente lembrou que no ano anterior a cooperativa Sicredi Aliança Paraná São Paulo inaugurou duas agências, nas cidades de Buritizal e Sales Oliveira, totalizando 23 no Estado de São Paulo e em maio estão previstas mais três novas: Miguelópolis, Terra Roxa e Guaraci.
“Somando às 11 agências no Paraná que são em sete municípios onde a cooperativa nasceu com as daqui vamos para 26 agências em nossa cooperativa em São Paulo, visto que em outras cidades do Paraná também tem Sicredi mas são de outras cooperativas”, informou.
“Eu atribuo o crescimento à equipe de colaboradores que nós temos, são eles que estão no dia a dia do associado e fazendo com que ele acredite na cooperativa e a confiança que o associado vai adquirindo na cooperativa até através da indicação de outros associados, da imprensa local que vão divulgando como a cooperativa e o quanto está evoluindo”, comentou o presidente.
Sobre a agência de Ituverava, o presidente ressaltou ser uma agência que surpreende. “Reformamos e reinauguramos Recentemente e ela vem crescendo cada dia mais e tem a questão do gerente Rafael com toda equipe que vem surpreendendo de forma positiva”, lembrou Fenner.
“Ituverava foi uma das agências com melhores resultados no estado de São Paulo em 2025 graças ao trabalho do Rafael junto com sua equipe e associados”, concluiu o presidente da Sicredi Aliança PR/SP.

