“Magos do Oriente” realiza tradicional Festa de Reis

A Companhia Magos do Orienta promoveu na noite de sábado, dia 31 de janeiro, a tradicional Festa em louvor aos Santos Reis. A Folia se apresentou na Capela dos Três Reis Santos no bairro Jardim Guanabara.

Como é tradição, a Folia iniciou no final de novembro com as visitas e as apresentações nas casas de devotos. Os participantes estiveram com suas vestimentas e instrumentos em várias residências da cidade em diversos bairros, nos distritos e propriedades rurais, levando a alegria e mantendo a fé das famílias anfitriãs.

Conforme explicou o Capitão da Companhia, Eurípedes Barsanulfo “Nadola”, as doações arrecadas durante as visitas são revertidas para a festa, quando todos que abriram suas portas são convidados para a confraternização com a apresentação da Folia de Reis.

A Companhia Magos do Oriente, de Ituverava, tem mais de 60 anos e o Capitão Nadola participa há 58 anos. “Tem que gostar e ter fé, o que é mais importante, desde criança acompanho e fui adquirindo gosto”, afirma.

Parte integrante das alegorias, a Magos do Oriente contou com a participação do trabalhador rural aposentado e presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Ituverava e Jeriquara Antônio Reinaldo Segismundo, o Toniquinho do Sindicato.

Ele que foi ativo em Folias de Reis de 1960 a 1973 e interrompeu suas participações por motivo de enfermidade de sua mãe, usou as vestimentas do personagem que tem a finalidade de puxar a alegria principalmente das crianças que prestigiam a festa da Folia.

Toniquinho, no entanto, lembra que mesmo não tendo sido integrante por este período, sempre admirou e acompanhou as Folias dos Reis em Ituverava.

“Nossa cidade já teve 12 Folias de Reis, mais duas de São Benedito da Cachoeirinha e uma de Aparecida do Salto, tinham festivais todos os anos, agora nós que somos devotos e admiradores não podemos deixar esquecer esta festa de fé, mas também de cultura religiosa e como temos que passar para os jovens desde pequenos, senti o dever de vestir de palhaço para agradar nossas crianças”, afirmou Toniquinho.

“O palhaço é um personagem importante não somente pela dança e alegria, mas ele tem que ter conhecimento para ser mais que o animador da Folia, pois ele vai na frente e tem que entender o compasso e ao mesmo tempo divertir as crianças”, frisou o Capitão Nadola.

A Companhia Magos do Oriente conta com 18 integrantes sendo eles tocadores de violão, viola, cavaquinho, reco-reco, pandeiro, sanfona e outras instrumentos, além do porta bandeira, rainha e demais participantes que formam a corporação musical.