Um grupo de pessoas vítimas do Estado iraniano precisa decidir o que fazer com um suposto agente do governo sequestrado por um deles
por Kreitlon Pereira colunavia@gmail.com
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025, “Foi Apenas Um Acidente” é um dos principais concorrentes do filme brasileiro “O Agente Secreto” no Oscar de Melhor Filme Internacional de 2026. O longa, que estreou nos cinemas em dezembro de 2025, é o trabalho mais recente do cineasta iraniano Jafar Panahi. Conhecido por utilizar o cinema como ferramenta de crítica ao regime teocrático autoritário de seu país, o diretor já foi preso duas vezes e chegou a ser proibido de filmar (ou deixar o Irã) por 20 anos. Por esse motivo, “Foi Apenas Um Acidente” foi gravado de forma clandestina e representa a França na disputa pelo Oscar.
A ideia do filme nasceu a partir das experiências de Panahi durante o período em que esteve encarcerado e retrata os impactos da violência governamental na vida de pessoas comuns. Quando a história começa, Eghbal (Ebrahim Azizi) se envolve em um pequeno acidente de carro e precisa pedir ajuda na estrada. O episódio faz com que seu caminho se cruze com o deVahid (Vahid Mobasseri), um mecânico que, no passado, foi preso e torturado por autoridades iranianas.
Assombrado pela voz de seus torturadores – já que não viu o rosto de nenhum deles –, o personagem não precisa de muito tempo para reconhecer que Eghbal é um deles: o rangido de sua perna prostética parece denunciá-lo. Em um impulso de vingança, Vahid resolve sequestrar o seu suposto torturador. Porém, quando ele está prestes a enterrá-lo vivo, a dúvida se instala: e se Eghbal for inocente? Tentando solucionar essa incertreza, o protagonista procura por outras quatro pessoas que foram presas e torturadas pelo regime. Juntos, os cinco precisam decidir qual destino dar ao homem que pode (ou não) ser responsável por suas dores. “Foi Apenas Um Acidente” está disponível na Mubi, na Apple TV e na Prime Video – sendo necessário complemento de assinatura nas duas últimas plataformas.



