A Câmara Municipal de Ituverava realizou na noite de terça-feira, dia três de fevereiro, a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2026. No retorno da Casa, após o período de recesso parlamentar foram apresentos, discutidos e votados projetos e requerimentos de autorias dos vereadores.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabirú”, tendo como vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Antônio Carlos Barbosa Silveira “Mandioca”, primeira secretária Andréa Fonseca Yamada Scotte e segundo secretário Fernando Matos AlvesJúnior “Fedora”, com as presenças de todos os demais vereadores.
Projetos
Um dos projetos aprovados teve autoria da vereadora Andrea Fonseca Yamada Scotte, tornando proibida a entrada ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de equipamento ou vestimenta que oculte a face ou impeça a sua identificação ou reconhecimento em qualquer estabelecimento público ou privado no município, inclusive em postos de combustíveis.
Outra proposta de autoria do vereador Guilherme Mariano dos Santos institui no município o Programa “Medicamento Sem Fila” com objetivo de melhorar o fluxo e a eficiência na dispensação de medicamentos, visando atendimento farmacêutico de qualidade em todas as etapas do processo, através de agendamento e mensagem via whatsapp com informações aos usuários do sistema público de saúde municipal.
Requerimentos
Durante a sessão, os vereadores aprovaram requerimentos de discussão de autorias dos vereadores.
Apresentado pelo vereador Tenente Eugênio Luiz de Paula, solicitando informações sobre a responsabilidade dos serviços de zeladoria no trecho entre a Praça do Maçom e Castelo da entrada e saída de Ituverava para devidas providências, no bairro Parque do Trevo.
Também de autoria do vereador Tenente Eugênio reivindicando informações sobre organização, critérios de distribuição e oferta de vagas em períodos integral e parcial nas unidades de educação infantil (creches) do município de Ituverava.
Por fim e tendo como autor, o vereador Marcelo de Oliveira Cirilo “Kuru” questionando sobre o impacto financeiro do prêmio assiduidade para os servidores do município e a possibilidade de igualar os valores de toda categoria com que é pago aos professores da rede municipal.
Indicações
Na mesma sessão também tramitaram indicações que são apresentadas pelos vereadores reivindicando e sugerindo melhorias para as diversas áreas do município, que após a reunião ordinária, foram deferidas pelo presidente Rafael Gabiru e encaminhadas para o Executivo cumprir conforme a disponibilidade de recursos, demandas da administração municipal e viabilidade das proposituras.