NA última sessão ordinária do ano, realizada na noite de 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Ituverava aprovou por unanimidade projeto de Decreto Legislativo, concedendo a honraria de Rotariana do Ano de 2025, para Edna Maria Barbosa de Matos. Antes da aprovação, no entanto, o vereador autor Eugênio Luiz de Paula apresentou sua justificativa.
O Título de Rotariano de Ano é previsto pelo Regimento Interno do Legislativo de Ituverava como forma de reconhecer membro indicado pelo clube que prestou relevantes serviços e se destacou nas atividades rotárias do ano.
Todos os anos a Casa de Leis presta homenagem em sessões próximo ao Dia Nacional do Rotary, celebrado em 23 de fevereiro. Este reconhecimento é concedido pela Câmara através de projeto do ex-vereador Adauto Barbosa de Matos.
Justificativa
A Rotariana Edna Maria Barbosa de Matos nasceu em Ituverava, aos 02 de abril de 1956. É filha de José Roque de Matos Filho (in memoriam) e de Aparecida Barbosa de Matos.
Mãe de 3 filhos: Daniela de Matos Rodrigues, Engenheira de Produção e Consultora, casada, mãe de duas filhas, Eva e Elise, vivem nos EUA. Francisco de Matos Rodrigues, Engenheiro Mecatrônico e Empresário, casado, tem três filhas Maria Victória, Manuela e Giulia, vivem também nos EUA. Rafael de Matos Rodrigues, Agropecuarista e Empresário, divorciado, tem duas filhas, Rafaela e Ana Laura, vive em Goiânia GO. Todos são sua melhor parte e seu orgulho.
Cursou o Ensino Primário e Médio em Ituverava. Aos 14 anos se formou em piano pelo Conservatório Santa Cecília. Aos 17 anos foi estudar em Ribeirão Preto, onde se graduou aos 21 anos em Farmácia e Bioquímica na Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo – USP de Ribeirão Preto. Trabalhou como bioquímica no Laboratório de Análises Clínicas Lamounier por 20 anos, onde foi sócia administrativa durante cinco anos.
Foi proprietária do Laboratório de Análises Clínicas São Francisco em Cristianópolis, GO, por sete anos, e lá também trabalhou para a OSEGO (Organização de Saúde do Estado de Goiás). Esteve como farmacêutica responsável em algumas Farmácias, sendo inclusive proprietária por três anos da Pharmatos, em Ituverava. Aposentou-se aos 52 anos.
É proprietária da Fazenda São Roque, que produz cana de açúcar no município de Ituverava. Costuma dizer que o Rotary foi uma coisa muito boa que aconteceu na sua vida, vamos conhecer o seu currículo:
Vida Rotária
No Rotary Club de Ituverava, tomou posse há 19 anos, no dia 22 de fevereiro de 2006, sendo sua madrinha, Zélia Aparecida de Queiroz Mantovani.
É Associada Honorária do Rotary Club de Guará, onde foi presidente da Casa da Amizade e também serviu como Coordenadora Assistente das Casas da Amizade do Grupo 1, no ano rotário 2011-2012.
Assumiu a presidência do Rotary Club de Ituverava no ano rotário 2013-2014, cujo lema foi “Viver Rotary e Transformar Vidas”. No ano rotário 2016-2017, foi convidada para ser Governadora Assistente do G1, com o lema “Rotary a Serviço da Humanidade”.
Fez parte da Comissão Distrital do Grupo de Companheirismo, da Comissão Distrital da Secretaria e hoje é Coordenadora Distrital da CADRE, subcomissão da Fundação Rotária.
Sempre fez parte das comissões do clube, sendo secretária por quatro anos e também como presidente da comissão da Fundação Rotária por 10 anos, quando teve oportunidade de fazer 12 projetos de Subsídio Distrital, que beneficiaram várias entidades de Ituverava, tais como Guarda Mirim, Banco de Cadeira de Rodas, IVVI, NRDC Nosso Teto, Abrigo de Idosos, Apae, NAF e outros.
Fez também 03 importantes projetos de Subsídio Global, que são de valor maior (em torno de 33 mil dólares cada) o que ajudou muito a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava e a APAE. Sendo esses projetos em parceria com Clubes rotários de outros países como Alemanha e India. É companheira Paul Harris 1 rubi, e doadora mensal para a Fundação Rotária como empresa Agro Cidadā – Fazenda São Roque.
Visitou vários clubes no distrito e também no exterior. Sempre participou de Seminários, Palestras, Conferências Distritais. Esteve em seis Institutos Rotary do Brasil (Belém, Goiânia, BH, Vitória, Santos, Foz do Iguaçu) e já participou de 07 Convenções de Rotary Internacional em Los Angeles (EUA), Birmingham (Inglaterra), Montreal (Canada), New Orleans (EUA), Bangkok (Tailândia), Lisboa (Portugal) e SP (Brasil), que foram presenciais e mais duas que foram online na época da pandemia.
Fez parte de um grupo de Companheirismo Internacional, ITHF (International Traveling Hosting Fellowship), onde teve oportunidade de viajar e se hospedar em casas de rotarianos. Atualmente dedica seu tempo, à família, que são a mãe, os filhos, as 07 netas, os irmãos, sobrinhos, etc, e ao seu companheiro de vida Ricardo. Dedica-se também à sua casa, à sua propriedade e aos projetos do Rotary, que são parte muito importante da sua vida e a fazem se sentir útil e realizada.