O Abrigo de Idosos Comendador Takayuki Maeda empossou esta semana sua nova diretoria, tendo como novo presidente Gustavo dos Santos Cardoso “Gudim”. Ele pertence ao quadro do Lions Clube de Ituverava, mantenedor da instituição desde 2019.
Gustavo recebeu o cargo do então presidente Silvério Pimenta Lima, após duas excelentes gestões. Entre os projetos do novo presidente estão: manter a qualidade dos atendimentos e focar na melhoria do patrimônio.
“Quero aplicar meus conhecimentos nessa nova fase, priorizando além do trabalho, o amor ao próximo”, declara o novo presidente. Ainda em entrevista ele destaca a importância da entidade e como a população pode contribuir para a manutenção da instituição.
Leia a entrevista na íntegra e confira abaixo os membros da nova diretoria do Abrigo de Idosos Comendador Takayuki Maeda.
Progresso: Há quanto tempo o senhor é membro da diretoria do Abrigo de Idosos Comendador Takayuki Maeda e o que o motivou aceitar a presidência da entidade?
Gustavo dos Santos Cardoso: Ingressei no Lions Clube de Ituverava no ano de 2019 convidado pelo Leão Marcos Antônio Barbosa da Silva e desde então me tornei associado do Abrigo de Idosos, sempre trabalhando em prol da instituição. No ano de 2024 o Leão Silvério me convidou a integrar sua chapa como Vice-Presidente, foi então que no dia primeiro de janeiro de 2025 assumi o primeiro cargo na diretoria do Abrigo.
No decorrer do ano de 2025 recebi a proposta de formar uma chapa para assumir a Presidência do Abrigo no ano de 2026, me senti lisonjeado com o convite, e na obrigação de dar continuidade ao excelente trabalho feito pelas gestões anteriores.
Progresso: Quais são seus planos e projetos para este mandato à frente da entidade?
Gustavo: A principal meta da instituição sempre vai ser manter a qualidade de estadia dos nossos idosos, para que tenham sempre conforto e dignidade nessa etapa da vida que requer tantos cuidados. Nessa gestão, quero também focar no desenvolvimento de alguns projetos de melhorias do patrimônio e tecnificar ainda mais o trabalho realizado na instituição focando sempre na melhoria de qualidade de atendimento dos idosos.
Progresso: Como sua experiência em outros cargos pode auxiliar na condução da instituição?
Gustavo: Venho de um cargo de gestão empresarial, e para tal, a tratativa com pessoas sempre foi meu trabalho. Quero aplicar meus conhecimentos nessa nova fase, priorizando além do trabalho, o amor ao próximo.
Progresso: Em sua opinião qual a importância do Abrigo de Idosos Comendador Takayuki Maeda para Ituverava e região? Fale sobre os serviços prestados pela entidade?
Gustavo: Nossa instituição de longa permanência acolhe os idosos de Ituverava e região, e lhes oferecem qualidade de vida. Tratamento médico, fisioterapia, nutrição, enfermagem, psicologia e cultura, são alguns dos serviços que oferecemos aos residentes.
Progresso: Qual a importância do Abrigo de Idosos para a população que precisa dos serviços oferecidos?
Gustavo: Para a população que não possui condições de fornecer o cuidado para seus idosos, o abrigo abre as portas como um verdadeiro lar, com todo o cuidado necessário, humanidade e dignidade.
Progresso: O que representa para o senhor assumir a presidência desta relevante instituição?
Gustavo: Assumir a gestão dessa instituição me traz uma realização pessoal e um orgulho imenso de poder contribuir ainda mais com nossa sociedade.
Progresso: Como a população ituveravense e de toda região pode contribuir para ajudar a instituição?
Gustavo: Nossa comunidade sempre nos ajudou imensamente de várias formas. Temos um projeto chamado “Sócio Contribuinte”, onde o afiliado doa mensalmente o valor de R$ 90,00 (noventa reais) e concorre a prêmios em dinheiro todo mês e está aberto a quem quiser participar.
Outra contribuição importante é através do Imposto de renda onde empresas e pessoas físicas podem destinar verbas que iriam pagar de impostos para o fundo do Idoso, os Contadores de Ituverava estão todos instruindo e demonstrando como funciona essa doação, que não custa nada ao contribuinte.
Outra forma que recebemos ajuda é com eventos onde uma pessoa faz um aniversário, um empresário faz um evento, uma turma de pessoas faz uma confraternização e pedem aos convidados uma doação de alimentos ou produtos de higiene pessoal por exemplo e essas pessoas destinam o que é arrecadado para o Abrigo de Idosos.
Realizamos também anualmente o Leilão do Abrigo dos Idosos onde recebemos doações para a realização do mesmo e 100% da verba é destinada a instituição.
Mas não só de Alimentos, prendas para o leilão, fraldas, doações de verbas, entre outras doações, vive o Abrigo e, o que demonstra isso é o grupo Cantores do Bem que há 10 anos distribuem Amor, Simpatia e Alegria para os Idosos com suas canções.
São um grupo de cantores, empresários, comerciantes, professores, profissionais de todos os ramos, simpatizantes da música e que voluntariamente estão todos os meses na Instituição agraciando nossos idosos.
Portanto o Abrigo recebe uma ajuda imensurável da sociedade Ituveravense e cidades vizinhas, e isso é essencial para que possamos nos manter de forma digna para atender os Idosos.
E quem quiser ajudar de alguma forma, entre em contato diretamente na instituição toda ajuda será bem-vinda, seja em doações, com trabalho ou trazendo amor e afeto aos Idosos.
Deixo aqui um agradecimento em nome do Abrigo de Idosos a sociedade em geral, a prefeitura municipal de Ituverava, aos vereadores enfim a todos que de uma maneira ou de outra ajudaram e ajudam o abrigo de idosos a ser uma instituição digna e respeitada dentro da sociedade.
Gostaria de agradecer ao Lions Clube de Ituverava que me deu essa oportunidade e que está comigo nessa empreitada, a minha família e amigos pelo apoio e a Deus que me proporciona saúde para continuar a jornada da vida.
