Santa Casa implanta programa de Residência Médica

Foco inicial será em áreas estratégicas, como ginecologia e obstetrícia, incrementando a assistência à população

A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava está em fase de implantação e consolidação de seu Programa de Residência Médica, com foco inicial em áreas estratégicas, como ginecologia e obstetrícia, incrementando a assistência à população e para o fortalecimento da rede regional de saúde.

As especialidades, bem como o número de vagas por área, seguem os critérios definidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e serão divulgados oficialmente em edital próprio, conforme o cronograma de credenciamento e autorização.

Poderão concorrer às vagas, médicos regularmente formados, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O processo seletivo seguirá rigorosamente as normas da CNRM, contemplando prova teórica e, quando aplicável, etapas complementares previstas em edital, garantindo transparência, mérito e igualdade de condições aos candidatos.

Para o diretor técnico da instituição, médico Dr. Gonçalves Dias, a implantação da Residência Médica representa um novo e importante marco institucional para a Santa Casa de Ituverava.

“Embora o hospital já atue há décadas como referência assistencial para o município e região, a Residência Médica consolida sua vocação como hospital de ensino, fortalecendo a qualidade da assistência, a atualização científica e a formação de profissionais altamente capacitados”, destaca.

Para se preparar para oferecer mais este benefício, no entanto, a Santa Casa passou por um processo rigoroso de preparação, que incluiu adequações estruturais, organização de protocolos assistenciais, fortalecimento do corpo clínico, constituição de preceptores qualificados e criação de comissões obrigatórias, como a Comissão de Residência Médica (COREME).

Além disso, houve intenso trabalho técnico e administrativo junto aos órgãos reguladores, com apoio da gestão hospitalar e articulação com instâncias regionais e estaduais de saúde.

Dr. Gonçalves também esclarece a importância deste novo programa para o município e região. “A Residência Médica tem impacto direto na melhoria da assistência à população, na fixação de médicos na região e no fortalecimento do sistema público de saúde”, afirma.

Segundo ele, para o município e cidades do entorno, significa mais acesso a atendimento qualificado, incorporação de boas práticas médicas e formação de especialistas alinhados às necessidades locais e regionais.

Gonçalves explica ainda que, na Santa Casa de Ituverava, os residentes terão acesso a um ambiente hospitalar completo, com diversidade de casos clínicos, estrutura adequada para ensino e prática assistencial, acompanhamento contínuo de preceptores experientes, integração multiprofissional e contato direto com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Além disso, contarão com suporte institucional, normatização clara do programa e estímulo à formação ética, técnica e humana”, completa o diretor.

Internato

A Santa Casa de Ituverava já possui experiência consolidada na formação médica por meio do internato, tendo já recebido e formadas seis turmas de estudantes de medicina desde o ano de 2020 com dezenas de alunos já formados a partir dessa vivência prática.

O internato é voltado à graduação médica, com caráter formativo supervisionado, enquanto a Residência Médica é uma pós-graduação lato sensu, destinada a médicos já formados, com carga horária intensiva, responsabilidade assistencial ampliada e foco na especialização profissional, sendo destinado para alunos do quinto e sexto ano sendo os dois últimos anos da formação médica.

“Já a Residência Médica é a especialização para médicos formados que querem se especializar em alguma área da medicina, por exemplo: cirurgia, ginecologia, pediatria, ortopedia, cirurgia plástica, então o médico que deseja ser especialista precisa fazer a residência médica na área desejada”, conclui o médico e diretor técnico da Santa Casa, Dr. Gonçalves Dias.